No dia nacional do Conselheiro Tutelar, integrantes de Contagem são homenageados pela Prefeitura

Direitos Humanos e Cidadania - 18/11/2021, 22:53:46 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Na data em que é celebrado o Dia do Conselheiro Tutelar, a Prefeitura de Contagem promoveu uma homenagem aos profissionais que atuam nos conselhos do município. Nesta quinta-feira (18/11), os profissionais foram recebidos no auditório da sede administrativa e cumprimentados pelos serviços prestados em Contagem.

Presente à cerimônia, a prefeita Marília Campos, agradeceu a dedicação dos conselheiros como “guardiões de uma legislação garantidora de direitos” e destacou a importância do trabalho realizado em defesa das crianças e adolescentes no município. “Temos o compromisso de fortalecer essa atuação e gostaríamos muito de estreitar esse relacionamento, construindo, em conjunto, políticas públicas nesse sentido, em especial, no pós-pandemia. Será um grande desafio”.

O vice-prefeito, Ricardo Faria, lembrou que os conselheiros “fazem valer aquilo que consta na lei e que o fazem de forma empoderada”. O povo os elegeu para exercerem essa função. Recebam os nossos aplausos e agradecimentos”, complementou.

Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar de Contagem, Viviane França, a cerimônia é uma homenagem mais que merecida. “Passamos um momento muito complicado, de aumento de violência dentro dos lares, principalmente, com a pandemia. Gostaria de externar aqui, minha admiração por aqueles que lutam, diariamente, pelos direitos dessas pessoas que precisam ser defendidas e que, muitas vezes, não têm quem fale por elas. O papel do Conselheiro Tutelar é fundamental”, ressaltou.

O secretário de Direitos Humanos, Marcelo Lino, parabenizou os conselheiros e conselheiras e ressaltou o ato desta quinta-feira “como algo simbólico, um momento que foi separado para reverenciá-los, por todo o trabalho que é feito, com eficiência e dedicação”.

O trabalho dos conselheiros e conselheiras tutelares também foi referenciado pelo Ministério Público. “Sabemos e acompanhamos a atuação dos conselheiros e como essa atuação pode mudar vidas. Sou mais uma a agradecer, por tudo aquilo que é feito e pelo propósito que é executado. Desejamos a continuidade e o sucesso desse trabalho, que é fundamental. Seremos sempre parceiros”, reforçou a promotora de Justiça de Contagem, Ana Tereza Ribeiro Salles.

Já a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Contagem, Célia Nahas, destacou a importância da ação dos conselheiros na cidade, principalmente na garantia de direitos: “Somos parceiros daqueles que muitos nos honram com o seu trabalho e atuação. São os conselheiros que estão ali, na linha de frente, que conhecem os problemas e que enfrentam, diariamente, uma batalha e promovem as soluções. Trata-se de uma justa homenagem a quem ajuda, e muito, a sociedade”.

Para Natália Luiza Lima,  conselheira há seis anos,  ter o trabalho reconhecido mostra uma unidade na cidade em torno de uma causa. “Lidamos com pessoas que são nosso presente e, também, o nosso futuro. Para garantir que tenhamos um futuro melhor, precisamos cuidar do hoje e somente com muito trabalho, que envolve essa sinergia de conselho, conselheiros, administração e sociedade civil conseguiremos caminhar mais rapidamente para conseguir, cada vez mais, os direitos daqueles que podem fazer sempre um país melhor”.