Comunidade do Industrial e representantes da Saúde apresentam propostas durante pré-conferência

Notícias - 22/10/2021, 12:59:09 - Repórter: - Foto: Fábio Silva/PMC

O Distrito Sanitário Industrial recebeu a segunda pré-conferência de Saúde, nesta quinta-feira (21/10), na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. O encontro reuniu representantes dos usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde – SUS para eleger os delegados e elaborar as propostas a serem levadas para a X Conferência Municipal de Saúde.    

A próxima pré-conferência distrital será a do Nacional no dia 26 de outubro, das 18h às 22h, na Escola Municipal Glória Marques Diniz (rua Goiabão, 50, Bom Jesus). A participação é aberta ao público. 

A X Conferência Municipal de Saúde foi reagendada para os dias 3 e 4 de dezembro, com o tema “Sus Contagem Desafios Pós-Pandemia”. O local e horários serão divulgados posteriormente pelo Conselho Municipal de Saúde. 

No Industrial, o momento de debate permitiu elencar as principais demandas da região Industrial sob os três eixos que norteiam os trabalhos: “Papel da Vigilância em Saúde”, “A organização da Atenção Primária e das Redes de Atenção” e “Financiamento da Rede SUS Contagem”. 

Presente na pré-conferência, o subsecretário de Gestão em Saúde, Rodney Santos, destacou a importância da participação popular para a construção da rede de saúde universal e acessível. “As esferas de governo, que deveriam estar unidas e conciliadas neste momento tão difícil de pandemia, muitas vezes estão em posições divergentes na política de saúde pública. São os usuários que devem assumir a frente para poder de fato fazer do SUS uma política que atenda a todos. Esse é um momento participativo de escuta e debate, em que vocês apresentam não só reivindicações, mas propostas concretas que serão discutidas na conferência, e que nós gestores, fiscalizados pelo Conselho Municipal de Saúde, temos a obrigação de efetivá-las”, disse. 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Willer Alves, ressaltou que o grande papel das pré-conferências é traçar o modelo de saúde municipal necessário na pós-pandemia, baseado nas necessidades que cada regional tem. “Nós traçamos os temas da conferência e as pessoas estudam em cima disso para ver como a gestão pode atuar nesta região, pois cada uma tem suas peculiaridades. Na conferência, além de definir as propostas, também iremos eleger os delegados para a próxima eleição do conselho que será em fevereiro, portanto, precisamos de muita representatividade nas pré-conferências”, disse.  

A moradora do Industrial, Lizete Marcos, participou pela primeira vez de uma pré-conferência. “Tudo é novidade e estou vendo como é importante nossa participação. Tenho muita expectativa que as decisões de hoje sejam colocadas em prática, sei que é um desafio, mas estamos lutando para isso”, disse. 

A servidora Rita de Cássia estava confiante nas propostas construídas. “Sou servidora há 26 anos e esse momento de participação é muito esperado por nós, pois temos abertura para propor o que realmente precisamos para melhor estrutura de trabalho. Saio daqui otimista”, disse.  

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Pré-conferência Municipal de Saúde Distrito Industrial - 21/10/2021

Notícias - 22/10/2021, 12:59:09 - Repórter: - Foto: Fábio Silva/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação