Com foco na eficiência administrativa, Prefeitura realiza capacitação para gestores e servidores

Controladoria Geral - 08/10/2021, 17:56:28 - Repórter:

Com o intuito de oferecer maior qualificação aos servidores e promover a eficiência administrativa, a Prefeitura de Contagem, por meio da Controladoria-geral, realizou nos dias 6 e 7/10, uma capacitação, em formato virtual, voltada para os servidores de órgãos municipais com atuação nos procedimentos de Tomada de Contas Especial. O curso abordou a instrução normativa nº 03/2013 do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e demais legislações.

Segundo o auditor-geral, Zanio de Sousa Gontijo, “a capacitação é uma iniciativa da Controladoria-geral que tem a intenção de contribuir, de forma antecipada, para que numa eventual necessidade de usar o procedimento de Tomada de Contas Especial, os servidores das unidades administrativas da Prefeitura estejam preparados para exercerem o melhor papel possível”, afirmou.

Segundo a auditora de controle interno, Lilian Maria de Sá, que ministrou o curso em parceria com o auditor, Floro Reis Vasconcelos, Tomada de Contas Especial é um tipo de procedimento específico, revestido de rito próprio e utilizado pela administração pública, com o objetivo de apurar fatos, identificar responsáveis e quantificar danos sobre eventuais prejuízos causados à Prefeitura, devido a atos irregulares.

A capacitação contou com a adesão de 66 participantes das secretarias municipais e da administração indireta que participaram, de forma virtual, com carga horária de 6 horas. “O curso é uma forma de orientar os servidores que venham a ser tomadores de conta sobre como proceder e organizar bem o processo, de modo a melhorá-lo e torná-lo mais assertivo”, explicou a auditora Lilian Maria de Sá.

A Controladoria-geral, por meio da Auditoria-geral, realiza anualmente três capacitações para servidores das áreas administrativas, com o objetivo de aprofundar assuntos mais complexos e esclarecer dúvidas dos gestores e servidores em relação aos procedimentos, contribuindo para melhorar a gestão e a administração local.

Controladoria Geral - 08/10/2021, 17:56:28 - Repórter: