Nova Contagem: Prefeitura cria ponto de apoio e dá assistência para os afetados pela forte chuva de segunda 

Defesa Social - 28/09/2021, 13:58:07 - Repórter: e - Foto: Luci Sallum/PMC

A Prefeitura de Contagem está dando o apoio necessário aos afetados pela forte chuva de ontem (27), que causou transtornos na região de Nova Contagem. Na manhã desta terça-feira (28/9), a prefeita Marília Campos esteve no local para  verificar os prejuízos causados pelas chuvas e os fortes ventos que atingiram 72 km/h.

Um ponto de apoio com profissionais do Centro de Referência e Assistência Social – Cras e da Defesa Civil de Contagem foi montado na Escola Municipal Maria do Carmo Orechio, onde está sendo feito o cadastro das famílias atingidas e a distribuição de cestas básicas, de material de limpeza (cloro) e de vale para almoço e jantar no Restaurante Popular de Nova Contagem.  Segundo a Defesa Civil, outros pontos da cidade tiveram pequenos alagamentos, mas sem prejuízos para aos moradores. 

Entre os insumos, foram disponibilizados 50 colchões; 50 cobertores; três caixas de hipoclorito (para limpeza e desinfecção das residências); além de leite em pó e achocolatado. A Prefeitura também já fez a limpeza das escolas que foram atingidas pela forte ventania.

Somente entre o período do fim da tarde e da noite desta segunda, a Defesa Civil de Contagem registrou 67,5 milímetros de água, acompanhados de ventos intensos, o que causou alguns transtornos, como destelhamento de residências e queda de árvores nos bairros Vila Soledade, Vila Feliz, Estaleiro I e II.

Houve registro de queda de um muro de arrimo na rua Retiro das Esmeraldas, na mesma região.  Os estragos não foram maiores  devido ao muro de contenção que está sendo construído no beco Maria José Chiodi pela  Prefeitura de Contagem.  Segundo a Defesa Civil, o acesso ao local estava impossibilitado, devido a grande quantidade de lama. Com isso, foi feita a limpeza e os agentes da Defesa Civil continuam no local realizando vistorias em residências de moradores.

Cerca de 60 pessoas ficaram desalojadas na cidade, tendo se hospedado em casas de parentes e amigos. Nenhuma delas precisou ser encaminhada para abrigos. Além disso, escolas municipais sofreram com a ventania: na Ápio Cardoso, houve destelhamento de parte do telhado; na Ivan Diniz, houve queda de árvore e destelhamento de parte da quadra; na Giovanini Chiodi, a água infiltrou em alguns cômodos; na Ana Guedes, a chuva entrou e causou queda do muro e de parte do telhado.

Defesa Social - 28/09/2021, 13:58:07 - Repórter: e - Foto: Luci Sallum/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação