Centro Materno Infantil recebe iluminação especial e promove conscientização do Outubro Rosa

Notícias - 09/10/2021, 15:20:25 - Repórter: - Foto: Divulgação Secretaria de Saúde/PMC

O prédio do Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus – CMI está todo iluminado em tons de rosa. A iniciativa faz parte das ações programadas pela Prefeitura para o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e promoção da saúde da mulher. 

Além da iluminação, estão previstas a realização de ações nas redes sociais, um ciclo de palestras, entre outras atividades que envolvem tanto os colaboradores, quanto as usuárias atendidas na unidade de saúde.

O ginecologista Wilton Braga, diretor clínico do CMI, alerta que independente se tem ou não fatores de risco, como casos da doença na família, sobrepeso, idade, entre outros, “toda mulher deve fazer os exames de detecção precoce do câncer de mama,  já que se trata da doença que mais acomete mulheres em todo o mundo”.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca, no ano passado, cerca de 2,3 milhões de casos novos foram diagnosticados em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. 

Ainda segundo o Inca, para o Brasil, são estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021. A doença também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no país. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil

Sinais e sintomas

“Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas)”, esclarece o Inca.

Fatores de risco 

Segundo levantamentos do Inca, não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Outubro Rosa

O Inca ressalta que o movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Na época, o laço foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, ocorre anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

 

Fonte: Inca

Notícias - 09/10/2021, 15:20:25 - Repórter: - Foto: Divulgação Secretaria de Saúde/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação