Centro de reabilitação promove atividades para prevenção ao câncer de mama

Notícia Principal - 21/10/2021, 16:42:57 - Repórter: - Foto: Vanessa Trotta/PMC

A Atenção Especializada do SUS Contagem também aderiu à Campanha “Para todas as pessoas existe um Outubro Rosa”. O Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira  – CER IV, na Sede, está promovendo atividades de conscientização e prevenção ao câncer de mama, alcançando cerca de 150 usuários que passam pela unidade diariamente.

Com uma decoração especial e o envolvimento dos servidores do CER IV, o Cantinho do Cuidado conta com uma equipe de enfermagem encarregada de orientar as usuárias sobre como fazer o autoexame das mamas, bem como esclarecer sobre a prevenção e incentivar o autocuidado. Nutricionista, psicóloga e assistente social promovem o “Papo 10”. Em 10 minutos de conversa com os usuários, elas orientam sobre como prevenir o câncer de mama, ter uma alimentação saudável e quais os direitos e principais acessos aos serviços estão disponíveis na rede de saúde.

Na hora do almoço, o enfermeiro especializado em Práticas Integrativas e Complementares  – PICS, Helbert Júnior de Oliveira, reúne os funcionários e as pessoas que aguardam atendimento para ministrar, em conjunto, técnicas meditativas, exercícios respiratórios da Yoga, alongamentos, automassagem, aromaterapia e outras práticas advindas da medicina oriental. Helbert realiza esse projeto voltado para os funcionários de forma voluntária, portanto, no mês do Outubro Rosa, convida os usuários a participarem. “No SUS são regulamentadas 29 PICS e muitos desconhecem ainda seus benefícios. Essas que aplico aqui estimulam a consciência corporal, de identidade, do processo de bem-estar da pessoa, para que ela tenha um tempo, pare, desacelere, observe seu corpo e reconheça as mensagens que ele dá, contextualizando para a prevenção ao câncer de mama”, explicou.

De acordo com a gerente do CER IV, Daniela Teodoro, a maioria das pessoas acredita que a promoção da saúde é feita somente na atenção primária, entretanto, é essencial trabalhar alinhado com a atenção secundária, que é o caso do CER IV. “Estamos apoiando essa causa, levando informações e conscientizando as famílias. Trabalhamos a promoção da saúde de maneira integral”, afirmou.

Ao procurar o Cantinho do Cuidado, Renata Cristina da Silva, 43 anos, disse não ter o costume de fazer o autoexame das mamas, mas pretende começar, principalmente, depois de ficar sabendo de sua importância para um diagnóstico precoce. “Ainda não fiz mamografia, mas minha irmã teve um cisto no seio e ficamos muito assustadas. Estou em busca de informações sobre como posso me cuidar neste sentido de evitar descobrir um nódulo tardiamente”, disse.

Vaneide Aparecida Gomes foi acompanhar o pai em um atendimento na unidade e fez questão de participar das atividades. Ela já teve câncer de mama duas vezes e conseguiu superar a doença, pois fazia o controle regularmente. “Todo ano faço a mamografia, e em seis meses descobri um tumor maligno que se desenvolveu rápido. Meu mundo caiu, foi muito doloroso. Consegui vencer a primeira etapa da quimioterapia e logo depois veio a recidiva. Lutei muito e estou curada. Hoje falo para todas as mulheres: se cuidem, é muito difícil passar por essa doença, nos abala muito e mexe demais com o nosso emocional. Graças a Deus estou aqui com saúde para contar minha história e ajudar nessa luta contra o câncer de mama”, disse.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Ação do Outubro Rosa no CER IV - 20/10/2021

Notícia Principal - 21/10/2021, 16:42:57 - Repórter: - Foto: Vanessa Trotta/PMC