Centro de Atendimento e Inclusão Social celebra 50 anos com atividades recreativas para crianças e jovens

Direitos Humanos e Cidadania - 04/12/2021, 16:46:43 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

O Centro de Atendimento e Inclusão Social  – Cais celebrou os 50 anos, na sexta-feira (3/12), com um evento para crianças e jovens atendidos na instituição e suas famílias. Eles participaram de atividades de pintura, contação de histórias, música e  tiveram acesso a brinquedos diversos. O evento também contou com apresentação musical da banda da Guarda Civil de Contagem e um culto ecumênico.

Presente no aniversário da instituição, a prefeita Marília Campos visitou todo o espaço. “Acredito que já avançamos muito na política de inclusão. Isso coloca uma responsabilidade maior sobre o poder público e também para a sociedade. Seria importante se fizéssemos uma mesa redonda com várias secretarias para avançar ainda mais nessa política de inclusão e oferecer um atendimento melhor”.

Em 2021, o centro teve 1.003 assistidos e 74.026 atendimentos. A superintendente do Cais, Cristina Abranches, relatou sobre a história e a trajetória das cinco décadas completadas. “Conquistamos ao longo dos anos um número maior de atendimento. Chegarmos a mais de mil assistidos. Isso mostra que trabalhamos com a inclusão de forma diferenciada”, afirmou.

Sobre o atendimento integral e integrado, Cristina acredita ser uma oportunidade para a família de quem é assistido. “Não é uma substituição da escola, pois as crianças estão todas na escola. Não é uma substituição da Unidade Básica de Saúde, pois todos têm o atendimento. Este local é para complementar e oferecer um atendimento integrado às famílias”.

Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, os 50 anos proporcionam orgulho para Contagem, pois leva o nome da cidade para todo o Brasil, por meio de políticas que o Cais implanta na área da educação, profissionalização e inclusão da pessoa com deficiência. “É importante ressaltar que ao longo dos anos, a instituição sempre teve a capacidade de se reinventar, colocando sempre a pessoa com deficiência como protagonista da sua própria história”, alegou.

Cristiane Prudencini é mãe de Heitor , 6 anos, criança atendida na clínica do Cais. “Ele foi diagnosticado com autismo aos 2 anos. Por meio da Seduc e do SUS, conheci o Cais que foi um divisor de água na minha vida e todos os meus familiares. Aqui somos acolhidos de forma maravilhosa e agradeço a todos por tudo. Que venham mais 50 anos”.
Também estiveram no evento o vice-prefeito Ricardo Faria, o secretário da Saúde, Fabrício Simões, a secretária do Desenvolvimento Social, Viviane França, o presidente do Rotary, Antônio Jose Alves Santos, o presidente da Câmara Municipal,  vereador Alex Chiodi.

CAIS
O Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 50 anos, com sede em  Contagem. Tem como missão: contribuir para a inclusão e o convívio com a diversidade a partir do atendimento especializado, promovendo um novo olhar sobre a deficiência. Atende, mensalmente, a 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação, trabalho e social. Contempla todas as faixas etárias; de bebês a adultos, e acompanha as famílias das pessoas atendidas.

Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Email: cais@cais.org.br
Telefone: (31) 3393-1988/ 3395-0700
Celular: (31) 97178-0935
Rua AJ, 171 – Conjunto Água Branca – Contagem