Capacitação de servidores, blitz educativa e ampliação no horário de atendimento marcam o 1º/12 em Contagem

Notícia Principal - 26/11/2021, 16:18:31 - Repórter:

A poucos dias do 1º dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde está capacitando os profissionais da rede SUS Contagem para as ações que serão realizadas para marcar a data na cidade. Por meio de rodas de conversas, os servidores estão recebendo orientações sobre a testagem, aconselhamento e manejo de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s.  

De acordo com último número divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2020, atualmente vivem com o HIV cerca de 920 mil pessoas no Brasil. No caso da sífilis, foram registrados, aproximadamente, 64.300 casos no primeiro semestre de 2021, segundo dados do MS. Ele é 16 vezes maior do que o número registrado em 2010, quando foram 3.936. 

É para o enfrentamento a essas doenças que estão sendo capacitadas as equipes de saúde dos Centros de Atenção Psicossocial – Caps, que incluem  psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, inclusive a equipe que atende à Penitenciária Nelson Hungria. No dia 29 de novembro, a capacitação será realizada  com enfermeiros, médicos e interessados das Unidades Básicas de Saúde.  A  expectativa é que, aproximadamente, sejam capacitados 150 profissionais da rede SUS Contagem . 

Para marcar o dia 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde vai estender o horário de atendimento, das 7h às 19h, em uma unidade  de saúde de cada Distrito Sanitário (confira a lista ao final da matéria). Neste dia, também o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA do Iria Diniz funcionará das 7h às 19h. Ainda no dia 1º de dezembro, na parte da manhã será realizada  em frente a CAE Iria Diniz – avenida João César de Oliveira,  3620 – Eldorado –  uma blitz educativa, com o apoio da Transcon e do Movimenta Contagem, que dará orientações aos pedestres e motoristas sobre prevenção e tratamento para IST’s e Aids. Às 15h, haverá apresentações culturais com uma ocupação simbólica do prédio. 

A Secretaria de Saúde tem realizado ações de retomada de estratégias de rotina, tanto nas Unidades Básicas de Saúde como nas Unidades Especializadas – Iria e Ressaca, após o controle dos índices da pandemia, informou a  diretora de Atenção Especializada,  Júlia Diniz. “Como essas testagens caíram muito durante o ápice da pandemia, o que percebemos é  um aumento no número de casos positivos e dos casos mais agravados. As pessoas chegam com um quadro mais crítico e avançado das doenças”, comentou. 

É importante lembrar que nos demais dias as Unidades Básicas de Saúde – UBS e CTA Iria Diniz realizam a testagem para IST/Aids das 8h às 17h.                                      

Unidades de Saúde que funcionarão em horário estendido no dia 1º de dezembro

Distrito Sanitário Riacho:

  • UBS  Riacho –  av. Rio Negro, 95 
  • UBS Sesc – Padre José Maria de Man, 805
  • UBS Flamengo – rua Monsenhor Messias, 456
  • UBS Monte Castelo – rua Cubatão, 336
  • UBS Novo Riacho – rua Rio Orenoco, 457
  • UBS Durval de Barros – rua Alfa Gomes, 184 

Distrito Industrial 

  • UBS Amazonas – rua Marquês de Paraná, 111 B

Distrito Sanitário Eldorado 

  • UBS  Eldorado – rua Portugal, 50

Distrito Sanitário Nacional

  • UBS Nacional – rua Benjamin Constant, 701

Distrito Sanitário Petrolândia 

  • UBS Duque de Caxias – rua Refinaria Duque de Caxias, 297

Distrito Sanitário Ressaca

  • UBS São Joaquim – rua Rubi, 83
  • UBS Laguna – rua  Bragança, 872, Novo Progresso

Distrito Sanitário Sede

  • UBS CAD – av. Prefeito Gil Diniz, 401 

Distrito Sanitário Vargem das Flores

  • UBS Retiro – rua dos Imigrantes, s/nº  

 

CTA  e Programa IST e Aids estão em novo espaço de atendimento no Iria Diniz  

Desde a inauguração do novo Iria Diniz,  a equipe de saúde do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA,  e do Programa de Prevenção às Infecções Sexuais Transmissíveis – IST/Aids está em um espaço mais amplo e com melhores condições de trabalho. Antes da abertura do novo CAE Iria Diniz, foram oito meses alocados, provisoriamente, no Cerest Santa Cruz.  

A enfermeira, Janete de Jesus Nascimento, 18 anos de Prefeitura, sendo 17 anos na Atenção Primária, e há um ano no CTA – Programa IST/Aids, manifestou sua satisfação com as novas instalações. “Aqui está excelente. Área física bem maior, ar condicionado, ambientes mais agradáveis e acolhedores, que a gente sente, inclusive, no usuário”, comenta ela.

A colega de setor de Janete, a técnica de enfermagem, Nirlene Pimenta Jesus da Silva, também demonstra sua alegria com as novas instalações. “Aqui ganhamos uma nova perspectiva, de melhoria, tanto para o usuário quanto para o funcionário”.

Segundo o diretor do programa, Paulo Henrique Teixeira Belmiro, todos os integrantes da equipe estão bem animados com o novo endereço. Ele conta que o programa voltou a atender o público. “A expectativa é de que os profissionais médicos atendam 450  consultas semanais, isso fora os atendimentos da equipe de enfermagem”, detalha Belmiro.

O CTA Contagem conta, atualmente, com 23 profissionais, sendo quatro infectologistas adulto e dois infantil. A equipe médica fica responsável pelo atendimento e os enfermeiros pela coleta de exames, acolhimento e informações.

O serviço oferece testagem rápida para o HIV, sífilis, Hepatite B e Hepatite C; encaminhamento para a vacina de Hepatite B independente da faixa etária; acompanhamento para profilaxia pós-exposição sexual – PEP e para a profilaxia pré-exposição – PREP; atendimento de casos positivos de HIV  e hepatites e IST para tratamento/acompanhamento em serviços especializados. 

O serviço funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h, no terceiro andar do prédio.  Os interessados podem ligar nos números 3058-15-97 / 3058-15-98.



Notícia Principal - 26/11/2021, 16:18:31 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação