Campanha”Outubro Rosa” será encerrada com caminhada do ‘Pratica Contagem’ e diversos serviços gratuitos neste sábado (30)

Esporte e Lazer - 29/10/2021, 12:28:57 - Repórter:

Fechando com chave de ouro o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, vai realizar um evento especial neste sábado (30/10), na praça da Glória, no bairro Eldorado, a partir das 7h. Dentre as ações realizadas, será realizada caminhada, circuito funcional e oferta de serviços para a população.

As atividades serão comandadas pela equipe do Programa “Pratica Contagem”, que vai abrir os trabalhos ensinando técnicas da ginástica terapêutica Lian Gong, fundamentada na medicina chinesa. Na sequência haverá a caminhada guiada em torno da praça e o aulão de circuito funcional, reunindo alunos do projeto e todos que quiserem participar.

Durante o evento, a população poderá aproveitar os serviços disponibilizados em parceria com a Faculdade Única de Contagem. Profissionais de diversas áreas estarão no local para prestar atendimento, tais como orientação e avaliação física com exame de bioimpedância, contação de histórias, estações para as crianças que gostam de desenhar, colorir e construir brinquedos com material reciclável.

A ação também vai oferecer outros atendimentos de saúde, com enfermeiros realizando aferição arterial, glicemia capilar e orientações sobre a prevenção do câncer de mama. E mais, instruções para montagem de currículo e planejamento financeiro, além de assessoria jurídica. As barracas da feira da Economia Solidária também estarão na praça da Glória comercializando diversos alimentos, e, ainda, terá no local, profissionais para fazer corte de cabelo gratuito, em parceria com o Salão de Beleza Dudu Fashion. Quem quiser participar do corte solidário deve doar 2kg de alimento não perecível ou absorventes femininos, que serão entregues à famílias em situações de vulnerabilidade social.

A coordenadora-geral do Programa ‘Pratica Contagem’, Katia Prandini, comentou sobre a ação que vai encerrar a Campanha Outubro Rosa na cidade, e como ela dialoga com as premissas da secretaria de esportes. “O nosso objetivo é promover a integração e o lazer para os nossos alunos do  ‘Pratica Contagem’, e, como se trata de um programa de promoção à saúde, no qual temos uma maioria de mulheres, não poderíamos deixar de realizar uma atividade com foco na conscientização sobre o câncer de mama”, disse.

A superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres de Contagem, Neimara Lopes, pontuou a urgência em despertar em todas as mulheres a importância do autocuidado e exaltou o trabalho da atual gestão em oferecer políticas públicas direcionadas a esta parcela relevante da população de Contagem.

A importância deste evento está na promoção de uma Contagem mais inclusiva e diversa, que pensa na saúde integral de todas as mulheres, sem distinção, e avança na perspectiva das políticas públicas para as mulheres, entendendo que a prevenção deve acontecer todos os dias. Nós, mulheres, historicamente sempre fomos associadas ao cuidado, mas, esquecemos de cuidar de nós mesmas. Encerramos o mês de outubro com essa consciência, dando continuidade à defesa dos direitos das mulheres”, frisou.

As parcerias firmadas com as diversas frentes de trabalho do poder público e também com a iniciativa privada para a realização do evento deste sábado foram enaltecidas pelo secretário de Esportes e Lazer, Rubens Macedo, que destacou o foco da pasta em atender as demandas da população feminina e da terceira idade no que tange à prática de atividades físicas e melhora da qualidade de vida. “Estamos reafirmando o interesse desta gestão em pluralizar a oferta da política pública de esporte no município. Os olhares do poder público estão ampliados e voltados também para a população de mulheres e de pessoas idosas, que no passado não conseguiam acessar as políticas de esporte e hoje estão inseridas”, afirmou.

Katia Prandini reforçou o convite para que os contagenses participem das atividades deste sábado, aproveitando a oportunidade de cuidar da saúde, ter um momento de lazer com a família e usufruir de serviços importantes de forma gratuita. “Convidamos toda a população para este momento de comunhão e de partilha. Traga a família e tenha um sábado maravilhoso, no qual a qualidade de vida e o cuidado pelo outro imperam”, convocou.

Esporte e Lazer - 29/10/2021, 12:28:57 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação