Campanha de vacinação antirrábica assegura proteção a cães e gatos

Destaque - 16/10/2021, 15:57:10 - Repórter: - Foto: Elias Ramos / PMC

Movimento foi intenso na UBS do bairro Amazonas

Durante este sábado, 16/10, os contagenses levaram seus cães e gatos para vacinar contra a raiva, atendendo aos apelos da campanha realizada pela Secretaria de Saúde de Contagem. A ação aconteceu em 81 postos de saúde, distribuídos nos oito distritos sanitários do município, das 9h às 17h. E teve como objetivo prevenir e garantir que a doença continue erradicada na cidade. A expectativa era de imunizar cerca de 60 mil animais, hoje. Uma avaliação será posteriormente divulgada pela Prefeitura.

A raiva é uma doença que pode ser transmitida de animais para os seres humanos, e ela ocorre, principalmente, por causa da mordida dos morcegos, eventualmente infectados, com o vírus, nos cães e gatos, sendo assim transmitida por mordedura. O vírus fica na saliva do animal infectado, que pode ser um outro cachorro, um gato ou até mesmo um animal silvestre.

Por isso, é importante proteger o pet além de vaciná-lo corretamente e manter a vigilância, caso ele entre em contato com animais silvestres. O animal deve ser vacinado pela primeira vez aos quatro meses de vida e, depois, anualmente. Cada animal tem direito a receber uma dose gratuita por ano. 

Maria da Consolação, 67 anos, no bairro industrial, foi levar o seu cachorro de 15 anos para vacinar. “A gente que cria cachorro e tem um animal de estimação é muito importante esse cuidado”. Dona de Kiko, a idosa disse que cuida do cão desde os três meses de idade. “Desde filhote eu dou todas as vacinas para ele, e quando tem ações como essa eu aproveito a oportunidade”, afirmou.

João Carlos, 37 anos, também esteve na vacinação da unidade da UBS Amazonas. “Minha cadela tem três anos e cuido como se fosse minha filha”, disse o contagense com um sorriso no rosto. De acordo com João, a sua cadela, de raça indefinida, está com todas vacinas em dia. “Quando eu soube que teria essa vacinação, fiz questão de organizar meus horários para trazê-la, pois acho muito importante cuidar dos nossos animais de estimação, assim como qualquer ente da família”.

Na semana passada, a SMS promoveu capacitação para 29 supervisores e 140 Agentes de Combate às Endemias – ACEs que trabalharam como aplicadores. Os profissionais foram atualizados sobre os cuidados a serem tomados no transporte dos imunizantes, passando pelo armazenamento, homogeneização, quantidades aplicadas e local de aplicação no animal. Eles também foram orientados quanto aos cuidados para evitar acidentes como mordedura pelos animais e a forma de abordar os tutores dos pets. 

Destaque - 16/10/2021, 15:57:10 - Repórter: - Foto: Elias Ramos / PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação