Atletas de Contagem participam do Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim

Esporte e Lazer - 25/11/2021, 22:16:00 - Repórter: - Foto: Divulgação

Está acontecendo nesta semana em Baku, no Azerbaijão, o Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim – categoria Juniores. O Brasil tem 15 atletas na delegação, sendo que destes, 8 são da equipe da Prefeitura de Contagem / AGTC: Clara Vasconcelos, Maria Luiza Marcante, Gabriela Rodrigues, Ana Luiza Soares, Jennifer Lopes, Maria Eduarda Damasceno, Nathália Rodrigues e Julia Rocha, e dois técnicos de Contagem: Cristina Trópia e Rodrigo Bachur.

“A meta é estar entre os 15 melhores do mundo. Uma classificação para final é muito difícil neste esporte que é dominado pelos asiáticos e países do leste europeu. O trampolim do Brasil vem crescendo, mas poucas vezes chegou a uma medalha. Em 2015, Lorrane Sampaio, de Contagem, alcançou esse feito, ficando em terceiro lugar no Duplo-mini-trampolim. A participação no mundial traz maior desenvolvimento técnico e dá experiência aos nossos atletas”, disse a técnica e coordenadora do Projeto Ginástica de Trampolim da cidade, Cristina Trópia.

A cada dia uma categoria de idade se apresenta, e ao final do dia apenas os 8 melhores do mundo disputam a final, sendo 4 categorias (11/12 anos, 13/14 anos, 15/16 anos e 17 a 21 anos). Logo após o mundial, a equipe retorna ao Brasil e logo na semana seguinte vai para a Bolívia, disputar o sul-americano, com grandes chances de excelentes resultados.

Campeonato Pan-Americano

Após a final do Campeonato Mundial de Tranpolim, o técnico Rodrigo Bachur vai direto para a cidade de Cali, na Colômbia, para acompanhar e encontrar os atletas Luara Rezende e Vinícius Celestino, que participarão dos jogos Pan-Americanos, de 1 a 6 de dezembro.

Projeto Ginástica de Trampolim

O Projeto Ginástica de Trampolim Contagem é oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem – AGTC. O município tem 3 núcleos de treinamento, totalizando 600 crianças e jovens atendidos, sendo o do Tropical e do Funcionários com o apoio da Cemig, e o do Csu Eldorado, apoiado pelas empresas ArcelorMittal e Belgo Bekaerts Arames, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de Minas Gerais.

Esporte e Lazer - 25/11/2021, 22:16:00 - Repórter: - Foto: Divulgação