Atendendo demanda antiga da população, prefeitura amplia serviço de varrição itinerante na cidade

Notícia Principal - 09/10/2021, 13:44:32 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, ampliou o serviço de varrição das equipes de limpeza urbana e criou um novo serviço à população: a varrição itinerante. 

As equipes percorrerão todo o município, atendendo as vias que possuem grandes demandas e um grande fluxo de veículos e pedestres. Três bairros já foram atendidos: Cincão e Darcy Vargas, na Regional Eldorado e o bairro Vila da Paz, na Regional Industrial. O próximo passo será o deslocamento de uma dessas equipes para a avenida Severino Ballesteros Rodrigues, na Regional Ressaca, onde ocorrerá a limpeza da via. 

A subsecretária de Serviços Urbanos, Izabel Chiodi, explicou que esta expansão dos serviços de limpeza urbana permitirá que mais bairros recebam os serviços sem que dependam, exclusivamente, dos nomeados mutirões de limpeza urbana. “Vamos conseguir cobrir vias e locais que antes não eram atendidos pelas equipes de varrição. Por isso, a ideia é que estas equipes solucionem demandas antigas da população”, afirmou. 

Izabel acrescentou que as equipes atenderão as vias com grande trânsito de pessoas e automóveis, mas que não recebem a varrição diária como os grandes corredores da cidade. “O propósito dessas ações é levar mais conforto à população. Contudo, é preciso lembrar que é importante que cada morador e comerciante mantenham suas calçadas limpas, uma vez que a manutenção das mesmas não é de competência pública, mas sim de responsabilidade do proprietário do local”, completou. 

De acordo com a administradora da Regional Industrial, Renata Gomes, ações como esta denotam um cuidado da administração pública com a comunidade. “A população está muito satisfeita com a ampliação dos serviços de limpeza. Essas ações são essenciais para a manutenção da cidade, deixando-a limpa e bem cuidada”. Ainda segundo Renata, essas ações evitam problemas maiores, como acúmulo de resíduos que geram enchentes, especialmente agora que o período chuvoso se aproxima. “É fundamental que a população também contribua mantendo nossa cidade limpa. Uma cidade bem-cuidada é sinônimo de mais qualidade de vida para todos que vivem nela”, destacou. 

Para Marisa Antônio de Oliveira, moradora do bairro Vila da Paz, na Regional Industrial, a comunidade está extremamente satisfeita com estas intervenções. Segundo ela, tal ação no local se trata de uma demanda antiga, solicitada anteriormente pelos moradores e que somente agora, graças ao trabalho conjunto entre a Regional e Secretaria de Obras, foi possível realizar. “Estamos todos mais seguros e tranquilos de transitar pelo bairro. As nossas crianças podem brincar tranquilamente pelos becos. Só gostaríamos de parabenizar: nossa vila nunca esteve tão limpa nos 20 anos em que eu moro aqui”. 

Estagiário Cezar Gomes sob supervisão do repórter Yuri Soares 

Notícia Principal - 09/10/2021, 13:44:32 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação