Asmac adquire novo caminhão e vai ampliar a coleta seletiva no município

Meio Ambiente - 10/11/2021, 16:50:54 - Repórter: - Foto: Elias Ramos/PMC

Representantes da Superintendência de Planejamento em Resíduos Sólidos, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, participaram na última sexta-feira (5/11), no galpão da coleta seletiva no bairro Perobas, da entrega do novo caminhão da Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis – Asmac. O novo veículo integrará a frota que atende a coleta seletiva, porta a porta e ponto a ponto, possibilitando a ampliação do Plano Municipal de Coleta Seletiva em Contagem,

Atualmente são atendidos 54 bairros, além de 136 condomínios residenciais, totalizando 18.106 apartamentos, atingindo a marca de 30% da população contagense.  

Segundo o superintendente de Planejamento em Resíduos Sólidos, João Batista de Lima Filho, o caminhão foi adquirido pela Asmac com recursos provenientes do acordo firmado com o Programa “Dê a Mão para o Futuro – DAMF: Reciclagem, Trabalho e Renda”,  da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Abihpec, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Limpeza e afins – Abipla  e a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos – Abimapi e, será utilizado pela associação no contrato de coleta e transporte dos resíduos potencialmente recicláveis, celebrado com o município. 

“Com o recurso da parceria, foi possível a compra do veículo, que dará mais autonomia para a associação. O município vem incentivando as associações na busca por esses parceiros, pois sozinho é impossível realizar todo o trabalho. Contagem está crescendo e se tornando referência na abrangência do serviço e na organização dos catadores”, informou.  

Leda Costa, representando as empresas integrantes do programa,  informou que a parceria, entre a associação de catadores do município e as empresas, foi estabelecida na Lei Federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “As empresas precisam seguir a determinação da lei. Para isso, elas trabalham com a logística reversa de embalagens, em parceria com as associações, promovendo a capacitação técnica das associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, melhorando o trabalho desenvolvido por eles e a capacidade produtiva”, explicou. 

Leda explicou o que o Programa “Dê a Mão para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda”, também possibilita investimentos nas associações, disponibilizando instrumentos de mobilização social (panfletos, carro de som, imãs de geladeira, camisetas), para fortalecer cada vez mais a coleta seletiva e a sua efetividade no município. 

A presidenta da Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis – Asmac, Erci Maria Gomes, comemorou a chegada do novo equipamento no galpão. “Esse caminhão é um sonho realizado. Vamos poder trabalhar mais, ter mais autonomia, sem ficar dependendo de outros veículos de contrato, que acabam sendo uma despesa a mais para nossa associação. Estamos felizes demais com essa conquista e é só o início do nosso sonho de conquistar a própria frota da Asmac”, disse. 

Quem também comentou a chegada do novo veículo foi Tânia Mara Cândido Batista, catadora que trabalha na Asmac há mais de 20 anos. “Só nós que trabalhamos aqui, diariamente, sabemos das dificuldades que enfrentamos para a coleta do material reciclável. Eu tenho 22 anos de Asmac, criei meus filhos com meu trabalho aqui e naquela época não tínhamos um equipamento que nos ajudasse a recolher todo o material. Viver esse momento, hoje, é poder dizer que nós vencemos”, relatou.  

Um dos primeiros idealizadores da coleta seletiva em Contagem, o padre Ferreira participou da entrega do novo equipamento e afirmou que espera que este seja o primeiro de muitos outros veículos da associação.

 

Novo caminhão da Coleta Seletiva - 05/11/2021

Meio Ambiente - 10/11/2021, 16:50:54 - Repórter: - Foto: Elias Ramos/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação