Comitê de Enfrentamento confirma mais duas mortes pela Covid-19 em Contagem

Paciente de 72 e 85 anos, ambos com mais de uma comorbidade, estavam internadas no Hospital Municipal

Notícia Principal - 21/05/2020, 12:46:49 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Mapeamento aponta o bairro Bandeirantes, na regional Riacho, com maior quantidade de casos confirmados do Coronavírus

O Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 em Contagem confirmou nesta quinta-feira (21 de maio de 2020) mais dois óbitos: um homem de 72 anos e uma mulher de 85, que estavam internados no Hospital Municipal e morreram em 17 de maio. Ambos tinham mais de uma comorbidade. Com isso, sobe para 7 o número de mortes pelo Coronavírus no Município.

Até 19 de maio, 100 casos da doença foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde, que divulgou o mapeamento da Covid-19 em Contagem. O bairro Bandeirantes, na regional Industrial, concentra a maior quantidade (9), seguido do Riacho das Pedras, na regional Riacho (5). Seis bairros aparecem com 4 casos confirmados, cada: Água Branca, JK e Novo Eldorado, na regional Eldorado; Sapucaias, na regional Petrolândia; Jardim Laguna, na regional Ressaca; e Amazonas, na regional Industrial.

A subsecretária Municipal de Saúde, Kênia Carvalho, ressalta que o mapeamento por bairros e regionais é uma ação estratégica para identificar os pontos mais acometidos pelo Coronavírus, para nortear as estratégias de combate. “As ações planejadas desde o início da pandemia são orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), protocolos e rotinas do Ministério da Saúde. A rede assistencial foi preparada para o atendimento de casos suspeitos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s)”, afirma Kênia.

A subsecretária destaca que estão sendo preparados mais leitos de UTI no hospital de campanha viabilizado pela Prefeitura de Contagem, o Hospital Santa Helena. Os leitos serão utilizados de acordo com o aumento da demanda pelo atendimento de quadros mais graves da Covid-19. “Por enquanto, os leitos do Hospital Municipal são suficientes”, diz.

O mapeamento aponta a regional Ressaca com a maior concentração da Covid-19, com 22 casos confirmados. Em seguida aparecem a Eldorado (21), Industrial (15), Riacho (13), Sede (12), Petrolândia (9), Nacional (7) e Vargem das Flores (1). Uma das inúmeras ações executadas pelo Comitê de Enfrentamento foi a instalação de tendas para atendimento específico da doença na UPA’s JK (regional Eldorado) e Ressaca (regional homônima). Alas com a mesma finalidade foram criadas na UPA Sede e Hospital Municipal de Contagem.

Linha de frente

Para os trabalhadores da saúde, que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus, além dos que atuam na segurança pública, foi implementado um atendimento específico no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Contagem, onde é feita a testagem, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Contagem disponibilizou hospedagem gratuita em hotel, no bairro Eldorado, para quem atua na linha de frente contra a Covid-19, para que esses colaboradores e suas famílias tenham a saúde preservada. A hospedagem é ofertada prioritariamente aos profissionais que convivem com pessoas do grupo de risco, como as acima de 60 anos, gestantes, com doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crônicas, hipertensão, familiares em tratamento oncológico e com a imunidade reduzida.

O Município também vem fazendo a desinfecção de pontos com grande movimentação de pessoas com aplicação do hipoclorito, produto usado como desinfetante, para evitar a propagação do Coronavírus. Trinta e cinco locais serão desinfectados. A ação conta com a participação de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Guarda Civil e de Combate às Endemias (da Secretaria Municipal de Saúde).

Confira a quantidade de casos confirmados e óbitos por regional:

REGIONAIS

CONFIRMADOS

ÓBITOS

Ressaca

22

2

Eldorado

21

2

Industrial

15

——

Riacho

13

1

Sede

12

——

Petrolândia

9

1

Nacional

7

1

Vargem das Flores

1

——-

TOTAL

100

7

 

Notícia Principal - 21/05/2020, 12:46:49 - Repórter: - Foto: Elias Ramos
Tags:

Notícias relacionadas