Secretaria de Saúde monitora pacientes em isolamento domiciliar por casos suspeitos do coronavírus

Por meio de um questionário, os profissionais de saúde avaliam, via telefone, a evolução do quadro clínico e fazem as devidas orientações sobre o isolamento domiciliar, ou indicam encaminhamento para o serviço de saúde adequado.

Saúde - 26/03/2020, 11:13:24 - Repórter: - Foto: Fábio Silva

Força-tarefa composta por oito profissionais da saúde monitoram diariamente, via telefone, aproximadamente de 133 pacientes que estão nos seus domicílios

Entre as várias ações promovidas para proteger a população e combater a pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), criou uma força-tarefa para acompanhamento dos pacientes que foram avaliados e notificados pela rede de saúde como casos suspeitos da Covid-19 e estão em isolamento domiciliar.

Ao todo, oito profissionais da saúde monitoram diariamente, via telefone, aproximadamente de 133 pacientes que estão nos seus domicílios. As ligações serão feitas durante toda a quarentena. O objetivo é avaliar os sintomas e o quadro do paciente, seguindo os protocolos do Plano de Contingência elaborado pela Secretaria de Saúde de Contagem.

Por meio de um questionário, os profissionais de saúde avaliam a evolução do quadro clínico e fazem as devidas orientações sobre o isolamento domiciliar, ou indicam encaminhamento para o serviço de saúde adequado.

“A equipe monitora diariamente e, com isso, detecta precocemente os sinais de agravamento. Nesse cenário de isolamento, de não poder ter contato físico com as pessoas, o monitoramento via telefone otimiza o trabalho da saúde. A população está sendo assistida em tempo real, as atualizações estão sendo feitas constantemente”, destacou o superintende de urgência e emergência, Vinicius Pimenta.

Saúde - 26/03/2020, 11:13:24 - Repórter: - Foto: Fábio Silva