Transformar Contagem contabiliza 92 toneladas de doações para famílias atingidas pela chuva

Donativos foram distribuídos para mais de 2 mil pessoas de 412 famílias, consolidando o projeto Transformar Contagem como referência no voluntariado em Minas Gerais

Desenvolvimento Social - 18/03/2020, 16:56:19 - Repórter: - Foto: Divulgação

O Transformar Contagem levou dignidade às pessoas atingidas pela chuva

Iniciativas como o Transformar Contagem têm papel fundamental na transformação da sociedade em um mundo melhor, mais humano e menos desigual, por meio das relações estabelecidas entre as pessoas e os grupos sociais. Durante o último período chuvoso, a atuação do Transformar Contagem resultou em milhares de quilos de donativos, que foram destinados às vítimas dos temporais: foram arrecadadas e distribuídas 92 toneladas de doações de 19 de janeiro a 4 de março.

Os números impressionam: foram 29 toneladas de alimentos, 5 toneladas de produtos de higiene/limpeza, 50 toneladas de roupas/sapatos e 8 toneladas de móveis/eletrodomésticos. No mesmo período, cerca de 151 voluntários participaram da ação, sendo computadas mais de 21 mil horas de trabalhos voluntários. Quatrocentas de doze famílias, totalizando 2 mil pessoas, foram diretamente beneficiadas. Além disso, fomentou a reciclagem, gerando renda para catadores do município.

Para que tudo isso fosse possível foram feitas campanhas para recebimento de doações, recolhidas e concentradas em um ponto central, o antigo Fórum de Contagem. Os voluntários foram mobilizados, com a liderança de coordenadores capacitados por área e atividade, para a triagem e organização das doações. Ao mesmo tempo, novas articulações possibilitavam mais doações de empresas e outros parceiros estratégicos. Por fim, foram feitas as entregas das doações a comunidades e famílias mais afetadas pelas chuvas.

O projeto

O Transformar Contagem foi lançado em maio de 2019, implementando a primeira plataforma digital de voluntariado de Minas Gerais, como ferramenta de integração e gestão do projeto. O aplicativo está disponível tanto para o sistema IOS (Apple Store) quanto para o Android (Google Play) e conecta quem quer ajudar com instituições que prestam serviços sociais e precisam de ajuda. Com ele, as instituições se cadastram e informam o tipo de doações que precisam e vagas de serviço. As pessoas cadastradas, por sua vez, podem doar e se candidatar às vagas de trabalho voluntário.

O objetivo do projeto Transformar Contagem é ambicioso: resgatar o sentimento de pertencimento do cidadão contagense, potencializando a cidadania ativa, a solidariedade e conectando os diferentes setores, como as organizações da sociedade civil, voluntários, empresas e poder público, em consonância com a execução do “Planejamento Estratégico Contagem 2030”. Esse planejamento tem como referência os objetivos de desenvolvimento sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) voltado ao desenvolvimento social.

Legado

A coordenadora voluntária do Transformar Contagem, Luciana de Freitas, primeira-dama do município, ressalta que o projeto coloca Contagem como referência em solidariedade na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “O contagense é um povo muito solidário, mas às vezes não sabe como pode ajudar, essa ajuda fica pulverizada e sem conexões. Queríamos centralizar as forças do bem da cidade e implantamos o Transformar Contagem. Podemos fazer de Contagem a cidade mais solidária da região metropolitana, podemos estender essa ideia para os municípios vizinhos e, quem sabe, para o estado de Minas Gerais. No Brasil, a cultura do voluntariado não é forte, mas queremos deixar o Transformar como um legado para Contagem, e sabemos que o potencial para isso existe. Não é uma proposta só da gestão, é para ficar para a cidade.”, afirma.

O Transformar Contagem faz alguns agradecimentos especiais: Chemix Produtos químicos; Clínica Viver Bem; Conexão Aeroporto Contagem; Contagem Centro Hotel; corpo administrativo do Município De Contagem; Economart Atacado e Varejo; Fm Logistic; Império dos Tubos; Padaria Multipani; Rotary Club; Rovil Transportes; doadores anônimos e voluntários.

Desenvolvimento Social - 18/03/2020, 16:56:19 - Repórter: - Foto: Divulgação

Transformar Contagem da exemplo de solidariedade e cidadania