Dia da Mulher é celebrado no CRAS Ressaca

Desenvolvimento Social - 12/03/2020, 17:05:14 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

“Você pode ser o que quiser”, esse foi o tema da palestra realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Ressaca, pela psicóloga Rafaela Oliveira, na quarta – feira (11/3). A palestra abordou sobre o empoderamento da mulher e os cuidados no núcleo familiar. A atividade marcou o mês de março e teve o intuito de destacar a luta da mulher e superações pela conquista por seus direitos.

Além do caráter festivo, no qual foi oferecido um delicioso lanche em comemoração ao Mês da Mulher, o evento teve a intenção de homenagear e problematizar  assuntos referentes à mulher na sociedade. A partir da palestra, os usuários puderam refletir sobre questões que impactam o cotidiano feminino, apresentando e discutindo situações que acontecem no dia a dia delas.

A psicóloga do Cras Ressaca, Rafaela Oliveira, parabenizou as mulheres presentes e disse que lugar da mulher é onde ela quiser. “Conheçam seus direitos e lutem por eles. Esses momentos de comemoração devem ser muito mais de luta do que simplesmente uma data comercial. Muitas vezes as mulheres ficam em casa e não têm com quem conversar. No Cras há uma equipe preparada para atendê-las, ampará-las e orientá-las”, informou a psicóloga, empoderando-as de conhecimento e atitude.

Desenvolvimento Social - 12/03/2020, 17:05:14 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Bate-papo e lives em rede social irão pautar assuntos relacionados ao autismo

Nos próximos dias, para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2/4), 0 Grupo Amais, com apoio da Secretaria  de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, promoverá lives na página oficial do grupo no Instagram e bate-papos em grupos de interesse do whatsapp. Neste ano, o tema da campanha nacional é “Respeito para todo o espectro”, e tem como objetivo sensibilizar e divulgar informação, usando a hashtag #RESPECTRO.

Neste ano, os encontros serão realizados, exclusivamente, nas redes sociais em função das medidas de isolamento social para evitar a contaminação e propagação da Covid-19.

Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, o mês de abril é muito importante para conscientização do que significa o autismo. “A sociedade brasileira cada vez mais vem se voltando e abraçando essa causa. A cidade de Contagem é protagonista nessa luta com a união do governo, conselhos e movimentos da sociedade civil organizada. Mais do que falarmos no dia 2 de abril, temos que conscientizar a sociedade nos outros 364 dias de que o autismo é simplesmente uma maneira de ser e estar no mundo”, enfatizou.

Quem tiver interessado em conversar e entender mais sobre o assunto pode seguir o Grupo Amais no Instagram @amaiscontagem, onde conseguirá acompanahr as lives ao vivo. O Amais também  vai disponibilizar, em seu instagram, um link de acesso ao  grupo “Semana do Autismo Amais”, no whatsApp. Neste grupo, profissionais parceiros que atendem na sede da instituição, como fonoaudiólogo, Terapeutas Ocupacionais, nutricionista especialista, psicólogas e uma profissional que cuida do bem-estar da família poderão tirar diversas dúvidas.

Segundo vice-presidente do Amais, Josy Silva, serão  momentos em que os profissionais irão expor seu trabalho, dar dicas e informações por meio de textos e vídeos, e também estarão abertos a perguntas e dúvidas. Durante todo o mês de abril os interessados poderão participar.

“Diante dessa nova condição que estamos vivendo, por causa da pandemia do coronavírus, os tradicionais eventos da Semana de Conscientização do Autismo foram cancelados. “Contudo, é importante divulgarmos e conscientizarmos a todos sobre o autismo e, para isso, usaremos as redes sociais. Queremos levar informações às pessoas. No Instagram do Amais teremos lives com excelentes profissionais e no whatsapp vários bate-papos com os nossos profissionais parceiros. Não estaremos presentes fisicamente, mas continuaremos apoiando esta causa e contamos com a participação de todos”, disse a vice-presidente.

“Os eventos de conscientização do autismo sempre movimentam pais e familiares. Temos que nos adaptar e nos reinventarmos, não podemos deixar que algo nos impeça de informar, conscientizar e mostrar ao mundo que autistas são seres humanos como qualquer outra pessoa, com sentimentos e direitos”, disse Dayse Lima, uma das participantes do grupo Amais e mãe de Hugo, autista de 14 anos.

Outra participante do grupo que o acompanha pelo Instagram é Sara Assis, mãe do autista Isac. “Tem sido bom ver muitos profissionais da área fazendo lives, dispostos a ajudar por meio das redes sociais, pois assim a conscientização vai se propagando”.

Programação da próxima live do Instagram:

  • Data: 9/4 – Quinta-feira

Especialistas: terapeuta ocupacional, Priscila Boy, e a nutricionista Eliane

Horário: 19h

Programação de bate-papo no Whatsapp:

  • Data: 3/4 – Sexta-feira

Especialista: Fonoaudiólogo

Horário: 19h

  • Data: 4/4 – Sábado

Especialista: Maísa Musicoterapeuta

Horário: 18h

  • Data: 5/4 – Domingo

Especialistas: Leonor e Priscila Boy TO’s

Horário: 18h

  • Data: 6/4 – Segunda-feira

Eliane Nutricionista

Horário: 18h

  • Data: 7/4 – Terça-feira

Aline Marinho – Psicóloga – Autismo na vida adulta

Horário: 20h

  • Data: 8/4 – Quarta-feira

Shirley Pena – Coaching de realização e propósitos

Horário: 18Hh

  • Data: 9/4 – Quinta-feira

Érica e Denise – Pedagogas

Horário: 19h

  • Data: 13/4 – Segunda-feira

Yara Psicóloga

Horário: 19h

 

O que é o Autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento que leva a severos comprometimentos de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos que tipicamente se iniciam nos primeiros anos de vida.

Diagnóstico: Quando fazer?

O diagnóstico é clínico e deve ser o mais precoce, de preferência até três anos. Para isso, é necessário que profissionais de saúde e educação conheçam profundamente o desenvolvimento infantil neurotípico. Na investigação da possibilidade da criança apresentar o TEA é importante averiguar a história familiar de condições neuropsiquiátricas ou de transtornos de desenvolvimento. Neuropediatra e Psiquiatra infantil são os profissionais especializados para fazerem o diagnóstico.

Grupo Amais

Para se cadastrar no Grupo Amais ou marcar uma reunião é necessário entrar em contato com uma das integrantes. No momento, devido ao isolamento social decorrente ao Coronavirus, o grupo está com sua sede fechada.

UPA JK instala tenda exclusiva para atender pacientes com sintomas de gripe

A partir de segunda-feira (6), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Eldorado, terá um Posto Emergencial de Atendimento, erguido do lado de fora da unidade para evitar aglomerações, que fará  a triagem e atendimento a pacientes com sintomas gripais.

Montado em uma tenda instalada no estacionamento da unidade, o posto segue a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) a respeito do distanciamento recomendado entre as pessoas em razão da pandemia do coronavírus.

No Posto Emergencial de Atendimento, as pessoas vão preencher a ficha para o atendimento na recepção e aguardarão pelo acolhimento com a equipe de enfermagem e a consulta médica, separadamente dos demais casos costumeiramente atendidos na UPA.

A estrutura do posto é disposta em 64 m², comportando dois consultórios, sala de espera, medicação e hidratação. Equipes assistenciais foram direcionadas exclusivamente para trabalhar nesta no local. Elas serão compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, técnico de laboratório, porteiro e profissionais da higienização.                                                                                                                                                                                                                                                                         Texto: Bruna Alves (IGH)

Transcon fiscalizou 464 coletivos nos últimos 15 dias

(mais…)

Hospital Santa Helena começa a ser preparado pela Prefeitura para atendimento a casos suspeitos de Covid-19

A Prefeitura de Contagem começou a montar um espaço exclusivo para atendimento aos casos suspeitos de Coronavírus. O Hospital Santa Helena, que anunciou nesta semana que fecharia as portas por problemas financeiros, passará a ser administrado pelo Município neste momento de pandemia. A requisição administrativa foi feita na manhã de quinta-feira (2 de abril), em reunião entre o secretário Municipal de saúde de Contagem, Cleber Faria, e os representantes da tradicional instituição de saúde.

A Secretaria de Saúde vai instalar cem leitos clínicos no Santa Helena. O Hospital Municipal de Contagem foi preparado para atender os casos graves do Coronavírus, com 124 leitos de UTI. Com isso, Contagem terá até 231 leitos de acolhimento de casos da COVID-19.

O Município também já adquiriu respiradores mecânicos e se prepara para alugar mais equipamentos. “Contagem se baseou nas normativas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde para desenvolver o Plano de Contingência. Essa preparação é para que não falte assistência aos contagenses que por ventura apresentem os sintomas da doença”, ressalta Cleber Faria.

Com a utilização do Santa Helena como centro de tratamento de casos de coronavírus, a Prefeitura vai evitar a demissão de funcionários do hospital. “Estamos no momento em que precisamos de muitos profissionais de saúde. Alguns profissionais da rede se afastaram por causa da idade ou por pertencerem a grupos de riscos”, destaca o secretário de Saúde.

A tenda na UPA JK começa a funcionar na semana que vem

A tenda na UPA JK começa a funcionar na semana que vem

Além dos leitos clínicos no hospital aportado pela Prefeitura e dos leitos de UTI no Complexo Hospitalr de Contagem, foram abertos leitos exclusivos na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Sede. A UPA JK também passa a contar com uma ala própria de atendimento a casos suspeitos de COVID-19. Uma tenda está sendo montada na parte externa, para que os pacientes possam ser atendidos isolados dos demais casos. A previsão é que o setor comece a funcionar na próxima semana. “É uma força-tarefa grande. O Município está fazendo a parte dele e a população pode nos ajudar. Nesse momento, a gente consegue reduzir o número de contaminação por meio de isolamento social”, aponta Cleber Faria.

A Prefeitura também está montando um posto de atendimento a profissionais de saúde e segurança pública. A unidade começa a funcionar na próxima terça-feira, 7 de abril. Também foi montado um Call Center para que as pessoas com sintomas gripais possam tirar dúvidas sobre o atendimento na cidade. O telefone é 3198-1535.

Governo de Minas não confirma morte por Coronavírus em Contagem

O novo Boletim Epidemiológico referente ao registro de casos de Coronavírus em Minas Gerais divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na tarde dessa quinta-feira, 2 de abril, aponta que ainda não há casos de morte pela Covid-19 em Contagem.

A Secretária de Estado de Saúde, responsável por receber os resultados da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e divulgar os dados, informou que houve um erro de notificação.

A causa da morte do homem de 92 anos, que era morador da cidade de Esmeradas e recebeu atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA Vargem das Flores), em Contagem, continua sendo investigada, ao contrário do que havia sido publicado pelo Estado no boletim epidemiológico das 10h do dia 2 de abril.

Portanto, por enquanto não há casos de morte por Coronavírus confirmados em Contagem.

Secretaria de Saúde oferece atendimento psicológico para profissionais da saúde que atuam no combate ao coronavírus.

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Diretoria de Medicina do Trabalho, por meio do Serviço de Apoio a Saúde do Trabalhador, está disponibilizando teleatendimento para dar suporte emocional aos profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente no combate e prevenção da proliferação da Covid-19 (coronavírus).

Quem necessitar do auxílio precisa entrar em contato com o seu distrito sanitário. O atendimento de emergência emocional é feito por atendimento telefônico e emails. Os profissionais repassam aos trabalhadores orientações e informações sobre autocuidados e como lidar com as questões de angústias e ansiedades derivadas desse processo de enfrentamento da doença.

O serviço conta com psicólogos e assistentes sociais da Medicina do Trabalho, que atendem os profissionais da saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A psicóloga da Secretaria de Saúde de Contagem, Carla França, explicou detalhadamente o que deve ser feito para que o servidor possa solicitar essa ajuda psicológica. “Para buscar o atendimento, é preciso que o servidor interessado entre em contato telefônico com seu distrito sanitário. Os distritos estão com todos os contatos dos profissionais que estarão acompanhando esses servidores e estão direcionando eles para o teleatendimento específico de acordo com a necessidade apresentada”, ressalta.

Para mais informações, ligue para os distrito sanitário pelos telefones:

Distrito Sanitário Eldorado: 3392-2137/ 3911-3145 (ramal 6270/ 2151/ 2211/ 2202/ 2195)

Distrito Sanitário Industrial: 3363-5791/ 3363-6092/ 3363-6290/ 3363-3592

Distrito Sanitário Nacional: 3352-5863

Distrito Sanitário Petrolândia: 3352-5794/ 3352-5267/ 3397-7834/ 3397-7836

Distrito Sanitário Ressaca: 3354-6221/ 3354-6220/ 3352-5703

Distrito Sanitário Riacho: 3391-7180 (ramal 7176/ 7161/ 7179/ 7168)

Distrito Sanitário Sede: 3391-1840/ 3352-1803/ 3352-5823/ 3352-5811

Distrito Sanitário Vargem das Flores: 3392-3808 (ramal 9708/9807) / 3352-5006

Restaurantes populares e cozinhas comunitárias ampliam atendimento à população de rua e beneficiários do programa

A partir deste sábado (4/4), os restaurantes populares do Eldorado e Nova Contagem irão abrir, também, aos finais de semana e feriados para atender, exclusivamente, pessoas em situação de rua.  O atendimento a esse público já vinha sendo feito pelos restaurantes, porém, de segunda a sexta-feira.

A ampliação do atendimento é uma forma de garantir a segurança alimentar dessa parcela da população neste momento de pandemia. A entrega das refeições está sendo feita no formato marmitex.

É importante destacar que os restaurantes populares de Contagem, que ofertam refeições de qualidade a baixo custo, seguem com o funcionamento suspenso para a população em geral, por tempo indeterminado, conforme Decreto nª 1510/2020.

Já os beneficiários do programa Cozinha Comunitária devem retirar suas refeições nas cozinhas do Nacional e de Nova Contagem. O atendimento nestes equipamentos também foi ampliado. Além dos dias úteis,  as cozinhas, assim como os restaurantes, passarão a funcionar aos finais de semana e feriados, com a adoção de medidas para evitar aglomerações no local.

Segundo o superintendente de Segurança Alimentar, Roberto Fiau, considerando o atual momento de pandemia mundial, faz-se necessário o isolamento social afetando o acesso à alimentação das pessoas mais vulneráveis. “A maioria das famílias e indivíduos atendidos pelos equipamentos de Segurança Alimentar no município de Contagem dependem dessa alimentação. É importante manter o atendimento para as famílias e indivíduos, com a adoção das medidas  de segurança, e ampliar o fornecimento de refeições aos finais de semana e feriados neste período. Isso vai garantir o acesso regular a uma alimentação de qualidade”, destaca.

Para a secretária de Desenvolvimento Social de Contagem, Luzia Ferreira, o fornecimento de alimentação à população em situação de rua e famílias vulneráveis no final de semana contribui muito para garantir a segurança alimentar das pessoas mais carentes.” A alimentação é o básico, neste momento de crise e incertezas”, reforça.

Atendimento

São servidos diariamente 300 marmitas para os beneficiários da Cozinha Comunitária Nacional e  400 marmitas para Cozinha Comunitária Nova Contagem. Já para a população em situação de rua são servidas 170 marmitas diariamente.

Prefeitura intensifica fiscalização para controlar aglomerações de pessoas

Contagem tem trabalhado muito para garantir que as medidas de segurança e isolamento social, preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sejam tomadas e mantidas.

Até o presente momento, 26 estabelecimentos foram notificados a encerrarem as atividades e oito foram interditados por descumprimento, sendo os bares os principais infratores. “Entre as penalidades administrativas que podem ser aplicadas, além da interdição está a aplicação de multa no valor de até R$ 15 mil, podendo o estabelecimento ter seu alvará de Localização e Funcionamento cassado”, explica o fiscal de Atividades e assessor na SMHDU, Valdecir Júnior Fernandes.

Desde o início da vigência do Decreto nº 1527, o setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Contagem  mantém uma equipe que percorre os principais centros comerciais da cidade, fiscalizando se as empresas estão cumprindo as determinações do decreto. O setor também tem dado apoio às forças de segurança para garantir o fiel cumprimento da determinação de suspensão do funcionamento das atividades econômicas com potencial de aglomeração de pessoas.

No período que vai do dia 21 ao dia 30/3, dez dias de trabalho, a Guarda Civil de Contagem (GCC) registrou 5.905 atendimentos de denúncia, número constatado, normalmente, em um período de quatro meses de efetivo de serviço. Todas as denúncias são verificadas.

Na maior parte dos atendimentos, os guardas civis prestam orientações com instruções de higiene (uso álcool, luva e máscara) e cuidados sobre como evitar aglomeração de pessoas. Somente para este tipo de atendimento (denúncias sobre coronavírus) foram destacadas 25 viaturas. “Ao longo de um plantão de 12 horas, são atendidas, em média, 35 ocorrências. A grande maioria do empresariado está consciente e obedecendo às determinações do decreto, sendo que apenas casos pontuais de infração estão sendo verificados”, informou  o comandante da GCC, Levi Sampaio.

A abordagem inicial é sempre educativa, para fins de orientação, em especial para as atividades autorizadas a funcionar adotando medidas de distanciamento e proteção dos clientes, realizadas em conformidade com o decreto.

Telefones para denúncias: 153 (Guarda Civil) e 3198-8669 (Fiscalização de Posturas)

Fiscalização e abordagem

O setor de Fiscalização de Posturas, juntamente com a Guarda Civil de Contagem (GCC) e a Vigilância Sanitária do município, tem realizado milhares de abordagem junto a comerciantes e empresários, para conscientizar os empreendedores da importância de cumprir a determinação de suspensão das atividades, de modo a reduzir a circulação de pessoas e, por conseguinte, a transmissão do Coronavírus.

A Fiscalização de Posturas mantém uma equipe que percorre os principais centros comerciais da cidade, fiscalizando se as empresas estão cumprindo as determinações do decreto.  As abordagens, tanto as oriundas de denúncias quanto as espontâneas, são feitas por agentes do setor de Fiscalização de Posturas, da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e também pela Guarda Civil de Contagem. A notificação, autuação, interdição e aplicação de multas, contudo, estão a cargo do setor de Fiscalização de Posturas.

Quando necessário, são feitas interdições nesses locais, como no caso das atividades comerciais com potencial de aglomeração de pessoas descritas no Art. 1º do Decreto Municipal nº 1527, de 20 de março de 2020.

São elas: casas de shows e espetáculos de qualquer natureza; boates, danceterias, salões de dança; casas de festas e eventos; feiras, exposições, congressos e seminários; shoppings centers, centros de comércio e galerias de lojas; cinemas e teatros; clubes de serviço e de lazer; academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico; clínicas de estética e salões de beleza; parques de diversão e parques temáticos; bares, restaurantes e lanchonetes; velórios públicos e privados; e igrejas e templos religiosos.

Mais informações, consulte o Decreto 1527 (clique aqui)

 

Semad faz operações de monitoramento para coibir irregularidades ambientais

A equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) não para. Em operação de monitoramento, a equipe se deparou com uma supressão irregular de árvores no bairro Perobas.

Imediatamente foi determinada a paralisação da ação e o responsável foi multado. Além disso, o empreendimento foi notificado a apresentar documentos referentes à legalidade da atividade sob pena de novas sanções.

Ações de monitoramento têm sido constantes para evitar degradação a0mbiental, inclusive em áreas cadastradas como área de Preservação Ambiental de Nascentes. “Isso é fruto do trabalho executado pela Semad e dos diversos projetos que lançamos, como o Contagem das Nascentes”, afirma Eric Machado, superintendente de Controle Ambiental da Semad.

Fotos: embargo de aterro irregular e monitoramento de área verde.

Contagem amplia capacidade de atendimento no call center para tirar dúvidas sobre a Covid-19

A Secretária Municipal de Saúde de Contagem (SMS) ampliou o número de atendentes no call center de atendimento especializado para tirar dúvidas sobre o coronavírus. A central está localizada no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz, no bairro Eldorado.

A equipe de atendimento atualmente é composta por 56 pessoas entre médicos e profissionais da área de reabilitação. As equipes de saúde avaliam os casos suspeitos e dão os devidos encaminhamentos. Além disso, existe o telemonitoramento do grupo de pessoas que estão isoladas. Os médicos acompanham cada caso via telefone e analisam quais medidas são necessárias.

O contato pode ser feito de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelos números: (31) 3198-7351 / (31) 3198-7353 / (31) 3198-7368

É importante que a população continue seguindo as principais indicações:

  • Ficar em casa;
  • Sair de casa somente em caso de extrema necessidade e evitar aglomerações de pessoas;
  • Manter o ambiente domiciliar ventilado;
  • Lavar as mãos com água e sabão;
  • Fazer uso do álcool em gel quando não puder lavar as mãos com água e sabão;
  • As pessoas que estão sadias não precisam usar máscaras;
  • Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal (celulares, talheres, canetas)

                                                                                                     Texto de Laura Oliveira, sob supervisão de Júlio César Santos

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação