Assistência Social promove Fórum Técnico sobre Protocolo de Atendimento

Desenvolvimento Social - 10/03/2020, 16:31:15 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

A Secretaria de Assistência Social de Contagem, por meio da Superintendência de Assistência Social, promoveu o 3º Fórum Técnico do SUAS Contagem, na sexta-feira (6/3), na Una Contagem. O evento teve como objetivo apresentar o Protocolo de Atendimento do SUAS e o Setor de Análise de Denúncias (SEAD) para uma reflexão da prática profissional, bem como, aprimorar fluxos e procedimentos técnicos.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, destacou que esses momentos de formação e qualificação são fundamentais para o exercício profissional dos técnicos do SUAS Contagem e dos demais profissionais que trabalham com serviços socioassistenciais. “Temos um comprometimento em realizar esses momentos de formação e diálogo, com qualidade e fortalecimento profissional para melhorar a oferta dos serviços no dia a dia da população Contagense”, destacou.

Para a superintendente de Assistência Social, Miralva Morais, esse fluxo servirá como orientador quanto à necessidade constante de diálogo entre os serviços socioassistenciais e a rede de proteção, especialmente os conselhos tutelares que marcaram presença no encontro. “O Fórum é esse espaço amplo no qual as equipes se encontram para receberem diretrizes comuns, mas respeitando as especificidades de cada nível de gestão do SUAS Contagem”, reforçou a superintendente.

O Sistema Único de Assistência Social organiza as ações da Assistência Social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

De acordo com a referência técnica do setor de Análise de Denúncias (SEAD), Carla Francione, que apresentou, durante o fórum, dados referente aos atendimentos de denúncias de suposta violação contra a pessoa idosa e deficientes. Foram realizados de agosto de 2017 a dezembro de 2019, 1.348 relatórios e encaminhamentos. “Estes dados demostram a eficácia do trabalho do setor, efetivando o atendimento a esse público. O protocolo viabilizará o fluxo dos encaminhamentos interno entre os serviços da assistência”, informou.

Desenvolvimento Social - 10/03/2020, 16:31:15 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Fórum Técnico Protocolo SUAS/SEAD

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação