Represa Vargem das Flores será interditada durante o Carnaval

A interdição terá efeito a partir das 8h do sábado (22/2) e valerá até às 20h da quarta-feira (26/2)

Meio Ambiente - 19/02/2020, 14:37:13 - Repórter: - Foto: divulgação

Em reunião na sede do Ministério Público, mais uma vez foi decidido que a área da represa de Vargem das flores estará fechada para uso durante o carnaval. O impedimento vale tanto para a orla, quanto para o espelho d’água. O superintendente de Proteção à Violência da Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds) e  o coordenador da Comissão de Monitoramento de Grandes Eventos de Contagem (Comovec), Major Davidson, explicaram que a decisão visa à proteção dos foliões. “Nossa preocupação é evitar ocorrências, como afogamentos e outros acidentes que costumam acontecer neste período, já que o consumo excessivo de álcool se torna comum”.

O impedimento também se dá em razão da preservação da orla, segundo informa o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem,  professor Wagner Donato. “Nós tivemos um período de chuvas muito intensas nas últimas semanas. Com isso, a represa atingiu a sua capacidade máxima. É nosso dever, como representantes do meio ambiente, cuidar para evitar a degradação da região e ajudar na preservação do espelho d’água: que é uma das principais fontes hídricas para consumo na região metropolitana.”

A decisão foi tomada em conjunto pelas prefeituras de Contagem e Betim, Ministério Público, Copasa, Polícia Militar do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) Vargem das Flores.

A interdição terá efeito a partir das 8h de sábado (22/2) e valerá até às 20h de quarta-feira (26/2). Nesse período, será permitido apenas o trânsito local, e não serão permitidas aglomerações às margens da represa, acampamentos, a prática de esportes náuticos e a pesca. Durante essa semana, a Copasa espalhará faixas informativas por toda Contagem. A fiscalização da orla ficará a cargo da Polícia Militar, Guarda Civil e Corpo de Bombeiros, que farão patrulhamento ostensivo na região.

Meio Ambiente - 19/02/2020, 14:37:13 - Repórter: - Foto: divulgação

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação