Controlador e auditor geral de Contagem visitam Controladoria do Distrito Federal

Visita pode gerar acordo de cooperação

Controladoria - 14/02/2020, 17:53:45 - Repórter: - Foto: Divulgação

Com o objetivo de trocar experiências, o controlador geral de Contagem, Weber Dias Oliveira, e o auditor geral, André Virgílio, visitaram a Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF), nos dias 11 e 12 últimos. Eles foram recebidos pelo controlador geral deste distrito, Paulo Wanderson Martins, para quem “a visita significou o intercâmbio e o fortalecimento de parcerias entre órgãos públicos de controle, pois é comum o compartilhamento de base de dados e de sistemas nesta área”.

Quem apresentou os setores da CGDF e suas atribuições aos visitantes de Contagem foi o controlador-geral executivo, Guilherme Modesto. Uma  das ferramentas apresentadas foi o Robô Osmar, que é um sistema de busca que fornece um dossiê de CPFs e CNPJs, com informações detalhadas sobre tudo que está relacionado a esses documentos. Também foram apresentados o Sistema de Gestão de Auditoria (SaeWeb) e o Sistema Correcional Integrado (SCI), que reúne todos os procedimentos correcionais da CGDF, como Processos Administrativos Disciplinares (PADs).

Outro projeto destacado na reunião foi o “De Olho na Educação”, que busca  estimular a participação de alunos, professores e de toda equipe das escolas em ações cidadãs e de controle social, para melhorar os problemas encontrados e replicar boas práticas. O projeto tem atividades de transparência, educação legislativa, educação fiscal, prevenção à corrupção e temas de fomento ao controle social e formação cidadã.

Parceria positiva

Ao avaliar a visita à CGDF, o controlador-geral de Contagem, Weber Dias Oliveira, disse que tudo foi enriquecedor e proveitoso. “Nós poderemos levar para Contagem, por meio de acordo de cooperação, as ferramentas que o DF tem, como as plataformas de trâmite dos processos de auditoria e de corregedoria. Eu e o Virgílio apresentamos também o que temos de exitoso, como o Selo de Integridade de Contagem, que é já é um compliance reconhecido, em relação aos fornecedores, junto à Prefeitura de Contagem; uma ferramenta que poderá ser replicada no DF”, destacou o controlador-geral de Contagem.

“Com certeza, haverá excelente resultado positivo com essa parceria, mais uma forma de eficiência para aplicação dos recursos da Controladoria e com a Controladoria Geral de Contagem entregando um serviço público de mais qualidade”, disse Weber.

Da mesma forma que a Controladoria de Contagem, a CGDF possui uma assessoria especial ligada ao gabinete do controlador, para atuar nas Relações Institucionais, por meio de articulações com outros órgãos para troca de intercâmbio de boas práticas, como o objetivo de apresentar o trabalho da CGDF e conhecer novas experiências para o aperfeiçoamento de suas funções.

Controladoria - 14/02/2020, 17:53:45 - Repórter: - Foto: Divulgação