Operação suprime árvores mortas e com risco de queda

Caso haja alguma árvore em via pública que esteja em risco de queda ou precisando de poda, o morador deve entrar em contato com a Semad: 3911-7960

Meio Ambiente - 12/02/2020, 17:28:08 - Repórter: - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), promoveu uma operação de supressão de árvores mortas e em risco de queda. A ação aconteceu no bairro Europa, regional Sede, onde cerca de trezentas unidades de apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida, serão entregues à população. As árvores, medindo mais de 30 metros cada, estavam em frente ao Residencial Nossa Senhora da Conceição.

O superintendente de Praças, Parques e Jardins da Semad, Alan da Cruz, responsável pela operação, informou que as árvores estavam com risco de queda e poderiam danificar as estruturas do residencial ou até ocasionar um acidente com vítimas. “Foi feita a solicitação de supressão e poda desses dois eucaliptos que estão mortos e secos. Devido ao tamanho deles, que ultrapassa o tamanho do próprio prédio, foi necessário fazer uso de um guindaste”, explica.

A ação contou com o apoio da Transcon e da Defesa Civil e suprimiu oito árvores que estavam em risco de queda no entorno dos prédios. Caso haja alguma árvore em via pública que esteja em risco de queda ou precisando de poda, o morador deve procurar a Semad, por meio do telefone: 3911-7960.

Um protocolo será aberto e um biólogo enviado ao local para avaliação. Caso seja constatada a necessidade da supressão ou poda, é mobilizada a equipe que realizará a operação. Em caso de árvore dentro de propriedade particular, a Semad emite uma licença para que o próprio morador realize o serviço. Importante salientar que essa licença é essencial para que o cidadão esteja protegido pela legislação. Na falta dela, o autor pode responder por crime ambiental e sofrer sanções que podem variar de multas à prisão.

Meio Ambiente - 12/02/2020, 17:28:08 - Repórter: - Foto: Divulgação