Mutirão de limpeza agrada frequentadores do Parque Tropical

Trabalho foi executado por 160 profissionais da Limpeza Urbana de Contagem, que fizeram serviços de capina, roçada e recolhimento de entulho, deixando o ambiente mais bonito e seguro

Notícias - 10/02/2020, 18:16:34 - Repórter: - Foto: Fábio Silva

O último sábado (8/2) foi de muito de trabalho no Parque Tropical, na regional Petrolândia. Equipes da Limpeza Urbana de Contagem, cerca de 160 profissionais, se dividiram em pequenos grupos, distribuídos em toda a extensão do parque, um dos maiores da cidade com cerca de 50 mil metros quadrados.

Por causa das chuvas do final do ano passado e do início de 2020, as áreas verdes do parque foram tomadas pelo mato. Foi necessário, então, organizar uma força-tarefa comandada pelo diretor de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), Nelson Batista. No local, durante todo o dia, foram executados serviços de  varrição, capina, roçada e coleta de descartes irregulares.

De acordo com Batista, esse tipo de serviço é realizado no Parque Tropical de duas a três vezes por ano, conforme demanda. “É um belo parque, mantê-lo limpo é nosso dever,  evita a proliferação de doenças e proporciona mais segurança aos moradores que o frequentam. Nosso objetivo foi deixá-lo atrativo para a comunidade do entorno durante os próximos meses. Acredito que conseguimos”, explica o diretor.

Além da limpeza, o Parque Tropical está passando por melhorias em sua estrutura. Segundo o administrador regional do Petrolândia, Gedean Barbosa, estão em curso obras de contenção no córrego que corta o parque e de recuperação da pista de caminhada. “Sabemos que este espaço é referência para aqueles moradores que buscam lazer, esporte e convivência social. Por isso, nosso compromisso é preservá-lo, mantendo-o agradável para seus frequentadores”, disse Gedean.

O Parque Tropical recebe a visita, em média, de 1 mil pessoas por dia. A maioria moradoras dos bairros Tropical, Petrolândia, Lúcio de Abreu e Chácaras Contagem. Uma dessas frequentadoras é a dona de casa, Odete Ferreira da Cruz, para quem o parque é um aliado na criação do seu filho. “Tenho um filho com deficiência que adora passear no parque. Aqui, ele relaxa e brinca ao ar livre. Agora, ele participa também das aulas de Taekwondo. Para minha família, manter o parque limpo e cuidado é o mesmo que manter a alegria da nossa família”, ressalta Odete, com sentimento de gratidão.

O taekwondo é uma das várias atividades oferecidas no parque. As aulas desta modalidade esportiva são realizadas três vezes por semana em parceria com o Projeto Pés no Chão, na Sala de Convivência (casa de vidro). Cerca de 60 crianças e jovens, entre 5 e 15 anos, são beneficiados por este projeto. “Há cinco anos estamos no parque com este trabalho. Nossos atletas cresceram fazendo taekwondo e brincando aqui. O Parque Tropical faz parte da nossa história, por isso, ações de limpeza agradam a comunidade e inibem vândalos e usuários de drogas”, opina a coordenadora do Pés no Chão, Marlene Alves.

Outra atividade que “agita” o parque é a zumba do programa Movimenta Contagem. O Complexo Poliesportivo  – quadra coberta existente no espaço – , é um dos núcleos do programa que atrai, em média, 300 pessoas por aula.  O Parque Tropical possui também pista de caminhada com 1.600 metros, Academia da Cidade, pista de skate, duas quadras descobertas e uma semi-coberta, banheiros e estacionamento. Em resumo, um ambiente agradável onde é possível contemplar a natureza, praticar atividade física e estabelecer amizades.

Parque Tropical de Contagem

Endereço: rua Quarenta e Dois, 429 e 501 – bairro Tropical, Contagem (à direita da Via Expressa, sentido Contagem/Betim)

Funcionamento: 8h às 17h

Notícias - 10/02/2020, 18:16:34 - Repórter: - Foto: Fábio Silva

Limpeza Parque Tropical

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação