Mulheres da Paz participam de trabalhos de triagem de roupas doadas

Grupo de cerca de 15 pessoas contribuiu com a iniciativa do Transformar Contagem desde que as chuvas fortes começaram. Roupas triadas serão encaminhadas aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município

Defesa Social - 07/02/2020, 16:35:15 - Repórter: - Foto: Divulgação

O Projeto Mulheres da Paz, uma parceria entre a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, marcou presença no trabalho de triagem das roupas doadas desde que os temporais de janeiro começaram. Um grupo de aproximadamente 15 integrantes do Mulheres da Paz esteve na quinta-feira (6/2) no antigo Fórum de Contagem. O local está concentrando o recebimento e a triagem de roupas recebidas de doações. A iniciativa, que aconteceu durante esta semana, é do Transformar Contagem, plataforma digital que busca conectar entidades do terceiro setor da cidade a pessoas que querem prestar algum tipo de trabalho voluntário.

O projeto Mulheres da Paz é voltado à capacitação de mulheres que são lideranças comunitárias na regional Petrolândia. Eles teve início em julho do ano passado e está qualificando cerca de 60 mulheres em temas como Política Nacional de Segurança Pública, direitos humanos, enfrentamento ao tráfico de pessoas, construção de identidades, sexualidade, identidade de gênero, Lei Maria da Penha, noções básicas de direito e empreendedorismo. As aulas ocorrem às terças-feiras nas instalações da Escola Municipal Senador José de Alencar, localizada no bairro Sapucaias II, regional Petrolândia.

Com a qualificação, as mulheres da paz têm ampliadas suas capacidades de ouvir as pessoas, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, para que possam entender as necessidades e demandas que se afiguram nas mais diversas situações, como nos casos de violação de direitos, e para que atuem como facilitadoras da escrita de novas histórias de vida.

A superintendente de Prevenção ao Uso de Drogas, Kátia Bordoni, destaca o comprometimento das mulheres do projeto com a ajuda nos trabalhos. “Mesmo com a situação de adversidade gerada pelas chuvas no município, o grupo de voluntários tem transformado esse momento em oportunidade de fortalecimento do elo de união, amor ao próximo e ampliação do grupo de amigos voluntários. Gratidão a todos que têm ajudado, gratidão a você que compartilhou e ajudou de alguma forma nossos pedidos de doação. Que a estabilidade volte e o sentimento de amor ao próximo permaneça”, disse a superintendente.

Defesa Social - 07/02/2020, 16:35:15 - Repórter: - Foto: Divulgação
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação