Cemig retira torre de energia do Morro dos Cabritos

Funcionários trabalharam na desmontagem e remoção da torre de energia. Eles ficarão de apoio na região até quarta-feira (5/2).

Defesa Social - 03/02/2020, 18:03:05 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Foto: Paulo Pereira

A Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) foi responsável por executar todo o processo de descida controlada da torre de energia elétrica no Morro dos Cabritos, no bairro Morada Nova, na regional Ressaca. Equipes da Defesa Civil de Contagem e da Guarda Municipal, bem como da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, participaram da operação com ações de apoio e logística em prol daquela comunidade.

Foto: Paulo Pereira

No último sábado (1/2), quando os trabalhos foram iniciados, toda a área do entorno da torre foi evacuada, a energia desligada e automóveis e transeuntes foram proibidos de circular naquele ponto em virtude do alto risco e complexidade da operação. A Escola Estadual Lígia Maria Magalhães, um dos pontos de apoio naquela região para os desalojados pela chuva, recebeu os moradores da comunidade enquanto ocorria a retirada da torre. A Cemig conseguiu manter a estabilidade nas outras torres, que também estão próximas ao Morro dos Cabritos, para conseguir realizar a descida controlada. A torre, que tombou e estava presa a cabos de aço devido às chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias, agora já se encontra ao solo e passará pelos processos de desmanche.

“Durante toda a ação da retirada da torre visitamos casa por casa para conferir se não haviam mais famílias e instruir aqueles que estavam para que se deslocassem para a casa de parentes ou amigos em pontos mais seguros, ou até mesmo para a escola estadual que virou referência no bairro. Após a recuperação desse local, vamos manter o apoio e as medidas publicadas no Decreto Nº 1.424, como o valor do benefício do Programa Bolsa Moradia em R$ 700, pois queremos ajudar  os afetados a seguirem em frente depois das chuvas que assolaram o município”, explicou o secretário municipal de Defesa Social, Décio Camargos.
A retirada da torre não significa que o local está seguro. Segundo orientações da Defesa Civil do município, os moradores não devem voltar para as suas casas em virtude do solo. Há riscos na região e o local seguro para as famílias é a Escola Estadual Lígia Maria Magalhães. Funcionários da Cemig informaram que ficarão de apoio na região até quarta-feira (5/2).

Defesa Social - 03/02/2020, 18:03:05 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Torre – Morro dos Cabritos

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação