Torre de energia do Morro dos Cabritos será removida pela Cemig

A companhia vai iniciar a operação a partir de amanhã, sábado, às 7h. O trabalho se estenderá pelo menos até domingo (2/2), à noite. Equipes da Defesa Civil de Contagem e da Guarda Municipal, bem como da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, participarão da operação com ações de apoio

Defesa Social - 31/01/2020, 18:21:48 - Repórter: - Foto: Adelcio R Barbosa

A Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) vai iniciar os trabalhos de remoção da torre de energia elétrica do Morro dos Cabritos, no bairro Morada Nova, na regional Ressaca, que tombou durante as fortes chuvas que atingem o município desde domingo (19). A “Operação Morro dos Cabritos” terá início amanhã, sábado (1/2), a partir das 7h, e se estenderá pelo menos até domingo (2/2), à noite. Equipes da Defesa Civil de Contagem e da Guarda Municipal, bem como da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, participarão da operação com ações de apoio. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também será disponibilizada.

Toda a área do entorno da torre precisará ser evacuada, bem como a energia elétrica das proximidades será desligada, em virtude do alto risco e complexidade da operação. Também está proibido o trânsito de pessoas e veículos e pessoas nas ruas Três e Seis e na avenida Dois.

Os moradores da região, que foram previamente avisados por equipes da Cemig e oficiais de Justiça, deverão procurar por casas de parentes e amigos em outros locais ou se abrigar na Escola Estadual Lígia Maria Magalhães, na rua F, nº 50, no bairro Morada Nova. A escola, um dos pontos de apoio montados pela Prefeitura de Contagem para receber os desalojados pelas chuvas, também servirá de abrigo durante o período da operação de desmontagem e retirada da torre.

A operação foi discutida hoje, sexta-feira (31/1), em reunião na Secretaria Municipal de Defesa Social, da qual participaram, além do representante da Cemig, integrantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Obras e Serviços Urbanos, da Administração Regional Ressaca, da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon), da Defesa Civil Municipal, da Guarda Municipal de Contagem, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Durante a operação, os pontos de acesso à região serão bloqueados. Faixas reforçando a interdição e um carro de som também serão utilizados para enfatizar a necessidade de evacuação do local.

A “Operação Morro dos Cabritos” prevê a descida controlada da torre, para que a estrutura, que possui fundação de cerca de quatro metros, possa ser removida por meio do afrouxamento progressivo dos cabos de aço ligados a ela. Posteriormente, as ligações entre as torres de um grande estabelecimento e da comunidade serão novamente feitas.

De acordo com a Cemig, ontem, quinta-feira (30/1), oficiais de Justiça, acompanhados de representantes da companhia, percorreram a região para notificar os moradores que ainda se encontram no Morro dos Cabritos. O Gabinete de Crise montado pela Prefeitura de Contagem para monitorar e mitigar os riscos e danos provocados pelas chuvas intensas que atingem o município decidiu, na sexta-feira (24), pela evacuação do local, em razão do risco geológico existente na região.

Ainda existe o risco iminente de deslizamentos de terras na área por causa do terreno encharcado pela chuva constante, em virtude disso, a retirada por pertences ainda não foi autorizada pela Defesa Civil Municipal. Além do risco geológico iminente, há também a possibilidade de choques elétricos com a operação de desmontagem e retirada da torre. “Apesar das notificações da Defesa Civil e de oficiais de Justiça, alguns moradores ainda resistem a sair e outros acabam voltando. Mas essa liberação só poderá ser feita após o fim das chuvas, com verificação de caso a caso”, explica o coordenador da Defesa Civil de Contagem, Samuel Lara.

Defesa Social - 31/01/2020, 18:21:48 - Repórter: - Foto: Adelcio R Barbosa
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação