Exército já atua em Contagem no auxílio às vítimas das chuvas

O prefeito Alex de Freitas fez o pedido nesta sexta-feira (24) após mais um temporal ter atingido a cidade e, prontamente, foi atendido pelo general-de-divisão Altair Polsin

Gabinete do Prefeito - 25/01/2020, 10:19:57 - Repórter: - Foto: divulgação

Militares do Exército participam de reunião com representantes da Defesa Civil Municipal, da Polícia Militar de MG e com oficiais de Justiça e técnicos da Cemig

Homens do Exército já atuam neste sábado (25) no Município de Contagem no auxílio às ações de ajuda a vítimas dos temporais que atingem a cidade ininterruptamente desde o domingo passado (19). O suporte dos militares foi uma solicitação do prefeito Alex de Freitas ao comando da corporação.

No início desta manhã, o comando do 12º Batalhão de Infantaria Leve (Montanha) participa de uma reunião com representantes da Defesa Civil Municipal, com integrantes da Polícia Militar de Minas Gerais e oficiais de Justiça. Até o momento, o Exército enviou aproximadante 30 homens para atuar na cidade. O foco, neste momento é a retirara de moradores que ergueram suas moradias em área de servidão embaixo de torres de transmissão de energia elétrica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) instaladas em região cidade. Técnicos da companhia participam da reunião e avaliam os risco de as estruturas entraram em colapso por causa das tempestades. A ideia inicial é utilizar carros de som para alertar os moradores sobre a operação de evacuação.

Em outra frente, está sendo traçada a continuidade da retirada de moradores do Morro do Cabrito, onde o risco geológico (deslizamento de terras) é grande. A Justiça de Minas  Gerais concedeu liminar, nesta sexta-feira (24), determinado que os moradores ainda resistentes a deixar o local o façam sob pena de multa diária de R$500 e a possibilidade de incursão no crime de desobediência.

O prefeito Alex de Freitas fez o pedido de ajuda ao Exército nesta sexta-feira (24)  e, prontamente, foi atendido pelo general-de-divisão Altair Polsin. O contingente vai colaborar com o Gabinete de Crise criado pela administração municipal para enfrentar os eventos adversos que atingiram a cidade e, principalmente, prestar ajuda aos moradores do Município que ficaram desalojados ou desabrigados em razão do mau tempo atípico.

Fazem parte do Gabinete de Crise representantes de diversas secretarias municipais, como Defesa Social (incluindo a Defesa Civil e a Guarda Municipal), Desenvolvimento Social (como Centros de Referência de Assistência Social, CRAS, e Centros Especializados de Assistência Social, CREAS), Desenvolvimento Urbano e Habitação e Obras e Serviços Urbanos, dentre outras. Também integram o gabinete órgãos como a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon).

Gabinete do Prefeito - 25/01/2020, 10:19:57 - Repórter: - Foto: divulgação

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação