Gabinete de Crise concentra em dois locais os pontos de apoio a desabrigados pela chuva

A medida foi tomada para otimizar recursos humanos e materiais envolvidos já que alguns desses locais estavam subutilizados

Defesa Social - 24/01/2020, 22:00:15 - Repórter:

Ações do gabinete de Crise visam monitorar e mitigar os danos causados pela chuva na cidade

Na noite desta sexta-feira (24), o Gabinete de Crise montado pela Prefeitura de Contagem para monitorar e mitigar os riscos e danos provocados pelas chuvas optou por agrupar em dois locais os cinco pontos de apoio que haviam sido montados para receber os desabrigados pelas chuvas ininterruptas que atingem o Município.

A medida foi tomada para otimizar recursos humanos e materiais envolvidos já que alguns desses locais estavam subutilizados. Dessa forma, permanecem ativos os pontos de apoio das Escola Municipal Pedro Alcântara Júnior e da Estadual Lígia Maria Magalhães. Ficou decidido que ônibus farão o transporte de pessoas, e caminhões vão ser usados para transportar os pertences e donativos, viabilizados pela prefeitura, dos pontos de apoio desativados para essas duas escolas.

O número de pessoas abrigadas está variando desde que os pontos de apoio foram viabilizados. O balanço atual aponta que 40 pessoas passarão a noite de sexta-feira na escola Pedro Alcântara e mais de 80 irão pernoitar no Lígia Magalhães. Além de 205 pessoas que já estavam desalojadas desde o último domingo (19), no dia de hoje mais 150 famílias tiveram que sair de suas casas e procurar locais seguros. Com isso, ao todo, o município já contabiliza 355 desalojados.

Essas 150 famílias residiam principalmente no Morro dos Cabritos, no bairro Morada Nova, regional Ressaca, que precisou ser evacuado pelas equipes de Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar nesta sexta-feira. Técnicos da Defesa Civil Municipal que vistoriaram o local atestaram que, diante da forte chuva que assola a cidade, há no Morro dos Cabritos riscos de deslizamentos de terra, denominado risco geológico. A situação na comunidade torna impossível sua ocupação pelos próximos dias. Estima-se que no Morro dos Cabritos residam aproximadamente 500 pessoas.

Recomendação

A recomendação da prefeitura segue sendo que, diante de sinais de risco, como movimentação do solo, surgimento de trincas e rachaduras em paredes e muros e princípios de alagamento, as pessoas deixem imediatamente esses locais e procurem por locais seguros.

Fazem parte do Gabinete de Crise representantes de diversas secretarias municipais, como Defesa Social (incluindo a Defesa Civil e a Guarda Municipal), Desenvolvimento Social (como Centros de Referência de Assistência Social, CRAS, e Centros Especializados de Assistência Social, CREAS), Desenvolvimento Urbano e Habitação e Obras e Serviços Urbanos, dentre outras. Também integram o gabinete órgãos como a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon).

Defesa Social - 24/01/2020, 22:00:15 - Repórter:
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação