Confira os endereços de unidades de saúde de referência para atingidos pelas chuvas

Foram realizados 436 atendimentos nas sete vilas do Industrial prejudicadas pela chuva e que possuem ponto fixo de acolhimento de saúde

Notícia Principal - 24/01/2020, 17:17:55

A Prefeitura de Contagem intensificou a força-tarefa para atendimento dos afetados pela chuva que tem sido feita por todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).  Nesse sentido, os locais foram abastecidos com insumos necessários e estão com quadro de profissionais para realização dos procedimentos. Até esta sexta-feira (24), foram realizados 436 atendimentos nas sete vilas do Industrial prejudicadas pela chuva e que possuem ponto fixo de acolhimento de saúde.

Além do atendimento médico, as pessoas podem solicitar o hipoclorito de sódio para auxiliar na limpeza e descontaminação de locais atingidos por água poluída. De acordo com a diretora do Distrito Industrial, Kelly Jordane, o atendimento é feito de maneira rápida. “todas as pessoas que procuram as UBS’s estão sendo atendidas, independentemente se perderam os documentos”, disse.

Para o início do atendimento, é feita a acolhida dos pacientes na sala de vacina e, assim, o histórico de vacinação é avaliado para saber se existe a necessidade da aplicação.

“No momento tem sido priorizada a vacina antitetânica, principalmente para quem teve cortes. E se o paciente não souber se tomou a vacina contra Hepatite B, ela também é aplicada”, explicou Kelly.

Sintomas

As pessoas devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima se porventura entraram em contato com a água de inundações e enxurradas, ou se apresentam sintomas como dor de barriga, febre e náusea.

Após a avaliação inicial, o profissional de saúde determinará se o acompanhamento será feito na UBS ou se a pessoa precisa ser encaminhada para um hospital ou para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

Texto: Tayná Oliveira sob supervisão de Lucas Santos

Notícia Principal - 24/01/2020, 17:17:55