Semad anuncia os programas “Rios Limpos” e “Contagem sem Maus-Tratos”

Programas visam coibir a emissão irregular de esgotos em cursos d’água e o combate aos maus-tratos a animais

Meio Ambiente - 22/01/2020, 16:38:01 - Repórter: - Foto: Divulgação

O superintendente de Controle Ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Eric Machado (esquerda), concedeu entrevista à Rádio Vida FM

O Superintendente de Controle Ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Eric Machado, anunciou o programa ‘Rios Limpos’, que será implantado em março deste ano, em parceria com a Copasa. O projeto é uma evolução do projeto-piloto ‘Factíveis’, executado ao longo do ano passado e buscou identificar e eliminar a emissão irregular de esgoto nos cursos d’água da cidade.

O anúncio foi feito durante entrevista à rádio Vida FM, no programa “Show da Alegria”, ancorado por Nei Alves, dentro do quadro “Vida Animal”, apresentado pelo veterinário Marcelo Soares Rios.

O ‘Factíveis’ foi responsável pela eliminação de 90% do lançamento irregular de esgoto no Córrego das Acácias, que atravessa o parque Gentil Diniz. “Esse índice é difícil de ser verificado em outras cidades, o que demonstra o sucesso do projeto”, disse Machado.

Juntamente com o projeto ‘Rios Limpos’, foi anunciado o programa de proteção animal “Contagem Sem Maus-Tratos”. A metodologia aplicada nesse programa foi desenvolvida pelos técnicos da Semad e será repassada para as demais cidades do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e dará origem ao ‘Minas Sem Maus-Tratos’, que tem previsão de lançamento para março deste ano.

Machado ainda discorreu sobre os programas ambientais executados pela Prefeitura de Contagem. Entre eles, o premiado ‘Contagem das Nascentes”. “Foi mais uma oportunidade de informar a população sobre as nossas atividades. Foi bem proveitoso, pois tivemos grande participação dos ouvintes, que nos enviaram muitas perguntas. Conseguimos tirar dúvidas sobre plantio, podas de árvores e até de coleta seletiva”, afirmou.

Meio Ambiente - 22/01/2020, 16:38:01 - Repórter: - Foto: Divulgação