Contagem é a terceira cidade que mais gerou empregos em MG

O resultado foi contabilizado no período de janeiro a outubro de 2019. O município também está com o saldo de empregos positivo, gerando 3.740 novos postos de trabalho

Desenvolvimento Econômico - 13/12/2019, 17:40:34 - Repórter: - Foto: Divulgação

O natal de Erlon Soares de Souza, de 40 anos, será mais especial em 2019. Desempregado há 12 meses, ele procurou a Secretaria de Trabalho e Geração de Renda de Contagem e, por encaminhamento do Sistema Nacional de Emprego de Contagem (Sine), está atuando como segurança em uma empresa mecânica no bairro Ressaca.

Erlon comemora volta ao mercado de trabalho. Ele conseguiu uma vaga após procurar atendimento no Sine Contagem

Segundo Erlon, o Sine foi fundamental para a conquista da vaga de emprego. “O acesso foi muito fácil, entreguei meus documentos e em pouco tempo fui chamado e comecei a trabalhar. Eu estava precisando muito voltar ao mercado de trabalho. Tenho duas filhas e estou muito feliz com esta retomada, principalmente por fechar o ano empregado”, disse.

O segurança faz parte dos dados que apontam Contagem como a terceira cidade que mais gerou empregos em Minas Gerais e menos demitiu no período de janeiro a outubro de 2019. O município também está com o saldo de empregos positivo, gerando 3.740 novos postos de trabalho. Os setores com melhores desempenhos foram: serviços, industrial e construção civil, o que evidencia a fase de obras e melhorias que a cidade vem passando.

Os dados foram apurados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, e também mostram que a cidade só demitiu mais que admitiu nos meses de março e agosto, nos demais Contagem teve saldo positivo. Os dados foram analisados e trabalhados pela equipe do Observatório Socioeconômico de Contagem.

Segundo a economista Alessandra Angelini Gerhardt, apesar da difícil retomada do caminho do crescimento, o país avança com medidas em curso como a Reforma da Previdência e o início de uma discussão sobre uma Reforma Tributária. “A economia já sinaliza uma pequena melhora, ainda que em ritmo lento. O mercado de trabalho já apresenta sinais de recuperação e traz novas oportunidades. Tais medidas de cunho macroeconômico somadas às políticas públicas adotadas em âmbito municipal, como os investimentos em obras de infraestrutura, contribuem fortemente para o saldo positivo de empregos em Contagem”, ressaltou.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres, a cidade vem criando ações de desburocratização, que atraem mais empresas para Contagem e retêm as já instaladas. “A partir das medidas e boa relação da Administração Municipal com o empresariado, a cidade vem apresentando números positivos em várias áreas. As políticas públicas que vem sendo estabelecidas contribuem para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda no município”, pontuou.

“Acredito que o bom desenho da cidade em galgar êxito na inserção do trabalhador no mercado se deve aos esforços da cidade em atrair investimentos e empresas pra Contagem. Os investidores reconhecem a cidade como uma das mais estratégicas pra logística no país, o que nos deixa ainda mais atraente pra receber esses empreendedores”, pontuou o secretário municipal de Trabalho e Geração de Renda, Fredim Carneiro.

Conheça o portal do Observatório Socioeconômico de Contagem

Acesse contagem.mg.gov.br/observatorio e consulte os indicadores de Contagem do mercado de trabalho, segurança, educação, saúde, entre outros. O principal objetivo do Observatório é organizar informações, fazer estudos e análises capazes de subsidiar as esferas pública e privada, bem como a sociedade em geral, promovendo a transferência do conhecimento com a produção de informações para a tomada de decisões que, por sua vez, contribuirão para a atração de investimentos e redução das desigualdades locais.

Desenvolvimento Econômico - 13/12/2019, 17:40:34 - Repórter: - Foto: Divulgação