Coopercata e Asmac prestam contas do serviço de coleta seletiva

Meio Ambiente - 11/12/2019, 17:56:46 - Repórter: - Foto: Cássio Matias

Na última sexta-feira (6), a Associação Rede Solidária de Contagem (Coopercata) e a Associação de Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis de Contagem (ASMAC) promoveram uma confraternização de fim de ano e prestarem contas do serviço de coleta seletiva, promovido em parceria com o município, durante o ano de 2019. O evento contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Wagner Donato; da primeira-dama Luciana de Freitas; de representantes de empresas de Contagem, além dos catadores de recicláveis e membros das associações.

Segundo o secretário municipal de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Wagner Donato, a pasta a qual é titular vem incentivando cada vez mais a coleta seletiva na cidade. “Quando assumimos a gestão, a coleta seletiva representava menos de 0,5% do total da coleta de resíduos do município. Hoje, já estamos chegando nos 3%, aumentamos a quantidade de material reciclado, o que vem gerando renda e fazendo com que haja cada vez mais a inclusão social dos catadores”, explicou. De acordo com o secretário, o programa de coleta seletiva é um dos principais projetos da Semad, que vem contribuindo para a preservação ambiental e também a inclusão social dos catadores.

A primeira-dama de Contagem, Luciana de Freitas, destacou que a participação das associações para o correto descarte de lixo é fundamental para o futuro da cidade.“Graças a essa parceria com a Asmac e a Coopercata é possível implementar a coleta seletiva em Contagem, reaproveitando o lixo produzido. Somada a isso, estamos felizes em saber que os trabalhadores, hoje, são todos cooperados e regularizados e, a partir  dessas associações, conseguem gerar renda para o sustento de suas famílias. Tenho orgulho deste trabalho e do apoio dado pelo prefeitura na busca por uma sociedade que se preocupa com meio ambiente e com o outro ”.

Durante o evento, foram discutidos os impactos da coleta seletiva na inclusão dos catadores de recicláveis e os danos ambientais evitados. Um dos cooperados, José Aparecido, ressaltou a importância da prestação de contas para parceiros, como a Prefeitura de Contagem. “A coleta seletiva, aqui em Contagem, é muito interessante, porque ela busca integrar os catadores, a sociedade civil organizada, os empresários e todo corpo técnico do governo. Então, esse é um momento importante porque, além de estarmos envolvidos durante todo o ano para que o programa dê resultados,  prestamos conta das ações aos nossos parceiros, mostrando que o trabalho conjunto é fundamental para o sucesso do programa”.

Além de representantes da prefeitura, também estiveram presente na confraternização representantes de parceiros como: Casas Bahia, Polícia Rodoviária Federal e Pipe Sistemas Tubulares.

Meio Ambiente - 11/12/2019, 17:56:46 - Repórter: - Foto: Cássio Matias

Programa coleta seletiva