Agentes de Fiscalização da SMDUH participam de curso de primeiros socorros

O curso teve carga horária de 32 horas e participação de 24 agentes de fiscalização da SMDU

Desenvolvimento Urbano - 11/12/2019, 12:13:09 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Foto: Ricardo Lima

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) e da Administração Regional Eldorado, realizou, entre os dias 2 e 11/12, um curso de capacitação em primeiros socorros para os servidores que trabalham como agentes de fiscalização da SMDUH. O curso teve carga horária de 32 horas e a participação de 24 agentes. A capacitação foi ministrada por profissionais do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, entidade parceira do município na realização desta ação.

Segundo o administrador regional Eldorado, José Carlos Menezes, a ideia de capacitar os agentes surgiu da necessidade de atender as normas do Corpo de Bombeiros, que determinam que haja uma equipe de socorristas em locais de grande fluxo de pessoas, como por exemplo, a Feira de Artesanato do Eldorado. “Para atender a norma que o Corpo de Bombeiros estabeleceu, nós decidimos capacitar os servidores que estão em todo lugar da cidade e poderão prestar esse primeiro atendimento até a chegada dos Bombeiros ou Samu”, esclareceu.

O comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Major Luiz Henrique, falou sobre a parceria inédita do Corpo de Bombeiros com a prefeitura. “Nós já realizamos esse curso para o público civil e, agora pela primeira vez, abrimos uma turma especial no horário de trabalho dos servidores que atuam nas áreas externas da prefeitura e podem, a qualquer momento, se depararem com uma situação de emergência”, relatou.

O comandante ainda destacou a importância da capacitação de socorristas no primeiro atendimento. “No primeiro momento é muito importante amenizar a situação da vítima ou impedir qualquer conduta que possa agravar sua situação. Então, essa preparação é necessária para que esses socorristas possam ter condições de prestar o primeiro atendimento de forma adequada, principalmente, quando for um caso de parada respiratória, cardiorrespiratória ou até mesmo obstrução respiratória”, enfatizou.

De acordo com o sargento Eustáquio, que possui formação específica em primeiros socorros e foi responsável por ministrar o curso, as aulas trabalharam temas teóricos e práticos.  “Nas aulas práticas, os alunos puderam lidar com várias situações, mostrando todo conhecimento adquirido nas aulas teóricas do curso. “A partir de agora, acredito que saberão quais procedimentos adotar para socorrer alguém em situações como, traumas com acidentes de carro, vítima de queda de altura, engasgamento, envenenamento, fraturas, entre outros exemplos. Trata-se de uma série de episódios que acontecem no dia a dia das pessoas e para as quais precisamos estar preparados e atentos”, destacou o sargento.

Para o supervisor dos agentes de fiscalização, Gilmar dos Santos, o curso vai contribuir para a realização de bom trabalho mais completo. “Esse curso está sendo de grande importância para nós, sobretudo no diz respeito à ampliação de conhecimento, uma vez que a gente está nas ruas o tempo todo. Somos muito procurados pela população em diversas situações por estarmos sempre de prontidão e preparados para ajudar em todas situações. Agora estaremos mais preparados para ajudar a população em caso de alguma emergência e que necessite primeiros socorros”, frisou.

Curso

Interessados em participar do curso de primeiros socorros do Corpo de Bombeiro devem entrar em contato pelo telefone (31) 3359-6300 ou (31) 3359-6327. Devido à grande demanda pelo curso, o Corpo de Bombeiros informa que os novos interessados entram na fila de espera.

Desenvolvimento Urbano - 11/12/2019, 12:13:09 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Curso de primeiros socorros para agentes de fiscalização da Feira do Eldorado