Política Municipal de Álcool e Outras Drogas de Contagem tem nova coordenadora

Watrislene Souza Duarte também vai articular e monitorar a implementação do Plano Intersetorial

Gabinete do Prefeito - 04/12/2019, 12:20:14 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Os componentes do Conselho Municipal de Álcool e Outras Drogas de Contagem (Comadc) se reuniram, na 14ª Plenária Ordinária do órgão, na Sala de Multimeios da prefeitura, no dia 21 de novembro, quando puderam conhecer a nova coordenadora da Política Sobre Álcool e Outras Drogas, Watrislene Souza Duarte. Ela também assume o cargo de suplente do prefeito Alex de Freitas no Comitê Intersetorial que trata do assunto junto à sociedade civil. A próxima reunião do Comadc deverá ocorrer no próximo dia 12 de dezembro, em local e horário a ser comunicado aos conselheiros.

Watrislene tem experiência de 11 anos em conselhos e entidades do terceiro setor que tratam do tema. É formada em Psicologia pela Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte e é especialista na Assistência a Usuários de Álcool e outras Drogas. Ela substitui a ex-coordenadora Soraya Romina, que assumiu a Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas, em agosto, após uma atuação por cerca de dois anos, período em que foi elaborado, com apoio de parceiros, o Plano Intersetorial de Política sobre Álcool e outras Drogas.

Segundo Watrislene, o seu intento é dar continuidade às propostas previstas no Plano Intersetorial de Políticas sobre Álcool e outras Drogas de Contagem, em alinhamento ao Programa de Metas Avança Contagem e ao Projeto Estratégico Contagem Livre das Drogas. “Me sinto muito honrada pelo convite para atuar em Contagem. O meu papel como coordenadora será de articular, assessorar e monitorar a implementação do plano junto ao poder público, por meio do comitê, além de acompanhar as atividades pactuadas junto à sociedade civil por intermédio do Comadc”, disse ela.

Ao dar boas-vindas à nova coordenadora, o presidente do Comadc, Gleyson Anderson Ferreira, disse que ela reúne as principais virtudes para desenvolver um excelente trabalho em benefício da cidade: profissionalismo, experiência e carisma. “O Conselho, o Comitê Intersetorial e o Gabinete do Prefeito caminham juntos favorecendo a comunidade”, disse Gleyson, ao informar que, durante o período de seleção e escolha de um substituto, a diretoria do conselho atendeu demandas de entidades, destacando-se algumas ligadas às comunidades terapêuticas, associações comunitárias e escolas.

“Agora é hora de reunirmos os órgãos e entidades afins ao tema e colocarmos em prática as ações que estão no planejamento e, especialmente, executar o plano intersetorial em favor da vida”, disse Gleyson.

Parecer sobre projeto da Fundação para um Mundo sem Drogas – EUA

Na última plenária do Comadc também foi analisado e aprovado parecer que dispõe sobre relatório e análise do material paradidático “A Verdade sobre as Drogas”, produzido pela Fundação para um Mundo sem Drogas – EUA. Tal material foi recomendado parcialmente, com ressalvas, ao Ensino Médio e à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, por inúmeros outros motivos não foi indicado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

Quanto ao Ensino Médio e à EJA, foi recomendado – em parecer – a necessidade de adaptações que levem em consideração uma abordagem criativa e pertinente a essas modalidades de ensino, considerando a valorização da vida, a promoção da saúde, o protagonismo do esporte, da cultura e da criatividade, a convivência saudável familiar e comunitária e a construção de um projeto de vida.

Além disso, o parecer reitera a importância de um trabalho sistemático nas escolas no campo da prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas, com ênfase na identificação, discussão e análise dos fatores de risco e de proteção.

A escola é um importante território de articulação desse processo e, por isso, a mediação desses conhecimentos deve se efetivar de forma ética, democrática, com alegria, sensibilidade, acolhimento e profissionalismo, sendo um contraponto estético/epistemológico que estimule os estudantes na expectação de um futuro marcado por novas oportunidades e possibilidades de construção de seu projeto de vida e concretização de seus sonhos.

Gabinete do Prefeito - 04/12/2019, 12:20:14 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Reunião do Conselho Municipal de Políticas contra o Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação