Integrantes do Protejo promovem Mostra Cultural

Defesa Social - 04/12/2019, 12:03:05 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Foto: Paulo Pereira

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, promoveu, no sábado (23), na Escola Municipal Senador José Alencar, no bairro Sapucaias II, a Mostra Cultural de trabalhos realizados pelos alunos do Projeto Protejo. O evento também contou com participação do projeto Mulheres da Paz. Professores, pais e visitantes elogiaram o trabalho dos expositores. O evento contribuiu para a reflexão das questões sociais e para revelação de novos talentos.

O professor de geografia, Fabrício Chaves, explicou as temáticas apresentadas durante o evento. “A escola trouxe temas diversos e atuais, especialmente ligados à degradação ambiental, que tem ocorrido em todo Brasil. Incêndios na Amazônia, óleo nas praias do Nordeste, tragédias de Brumadinho e Mariana e o uso excessivo de agrotóxicos foram debatidos e ilustrados pelos alunos aqui”, disse.

Além da questão ambiental, temas variados enriqueceram a Mostra, como cultura afro, indígena, astrologia. Racismo, bullying e outras formas de preconceito foram pautas importantes no evento.

A   superintende de Prevenção ao Uso de Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social  e coordenadora do projeto Mulheres da Paz e Protejo, Katia Bordoni, enalteceu a importância da feira para a população “Nossos jovens abordaram a comunidade com a proposta de levá-la a refletir sobre o papel de cada um na sociedade, estimulando a ajuda mútua, o companheirismo, o amor e pertencimento”, afirmou.

Protejo

O “Protejo” é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Defesa Social e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que terá a duração de 12 meses. Foram formadas quatro turmas com 20 alunos cada, duas no turno da manhã e duas à tarde. Ao todo, 80 jovens de 15 a 24 anos e histórico de exposição à violência doméstica e/ou urbana estão participando de diversos cursos e atividades ligadas à formação e inclusão social.

Os alunos do “Protejo” recebem bolsas mensais de R$ 100, custeadas pelo MJSP. As aulas são às segundas, quartas e sextas-feiras na Escola Municipal Senador José de Alencar, no bairro Sapucaias II.

Defesa Social - 04/12/2019, 12:03:05 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Mostra Cultural do Projeto Protejo