Prefeitura e Globo Minas renovam convênio para dar continuidade ao programa Uma Vida, Uma Árvore

O programa vai complementar o projeto Cidade Verde, implantado no início do governo Alex de Freitas, que prevê o plantio de cem mil árvores na cidade até o final de 2020

Meio Ambiente - 03/12/2019, 12:32:44 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

A Prefeitura de Contagem renovou, nesta segunda-feira (2), na sede da Rede Globo Minas, o convênio do programa Uma Vida, Uma Árvore. O município foi representado pelo prefeito Alex de Freitas, o secretário de Comunicação e Transparência José Luís Borel, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, professor Wagner Donato e o subsecretário de Meio Ambiente José Roberto Garbazza. O evento reuniu também representantes das cidades de Betim, Jaboticatubas, Ribeirão das Neves e Brumadinho

O programa Uma Vida, Uma Árvore, que está sendo renovado pela segunda vez, é uma iniciativa do grupo Globo e prevê o plantio de uma muda de árvore para cada pessoa nascida nas cidades participantes. “A gente fica muito feliz pela participação de Contagem que, pela sua importância, dá ao evento uma conotação diferente. O programa concilia duas coisas muito legais: o nascimento de uma criança, o que é sempre uma alegria, e, ao mesmo tempo, cuida do futuro dela através da preservação da natureza”, frisou Marcelo Ligere, diretor regional da Rede Globo Minas, durante a assinatura do convênio.

O prefeito Alex de Freitas também exaltou a participação no Uma Vida, Uma Árvore, pois considera que isso fortalece o sentimento de pertencimento do morador. “É um programa que manda uma mensagem muito forte de integração. Um incentivo para os pais associarem o nascimento de uma criança ao plantio de uma árvore. Eu considero isso lindo. Naturalmente, isso impulsiona a sociedade a fazer uma reflexão necessária sobre a preservação do meio ambiente. Para uma cidade que é primordialmente industrial, é fundamental que a gente desenvolva essa consciência nos moradores”, ressaltou.

Com vocação industrial e comercial, a cidade de Contagem tem 54% de seu território em reserva ambiental. Essa característica a força a estar sempre na vanguarda em relação às políticas ambientais, como explica o secretário professor Wagner Donato. “Contagem é uma das cidades pioneiras nesse projeto. Do ano passado pra cá, estamos intensificando os plantios e fazendo um trabalho junto aos pais para que eles percebam a importância do programa e autorizem a vinculação do nome da criança à nova muda de árvore. Em dois anos, além das nossas atividades de plantio normais, plantamos cerca de 300 árvores dentro do Uma Vida,  Uma Árvore. Para o ano que vem, pretendemos aumentar esse número e fazer esse programa cada vez mais bem-sucedido.”

O programa foi criado pela emissora em 2008 e funciona a partir do desejo dos pais em associar o nome da criança a uma árvore que é plantada em parques ou praças das cidades, catalogada e georreferenciada. O Uma Vida. Uma Árvore vai complementar o programa Cidade Verde, implantado no início do governo Alex de Freitas, que prevê o plantio de cem mil árvores na cidade até o final de 2020.

Meio Ambiente - 03/12/2019, 12:32:44 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Cerimônia de renovação do convênio com a Globo Minas para o programa “Uma Vida, Uma Arvore”

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação