Altura máxima permitida no Viaduto II do Complexo Viário do Beatriz será readequada para prosseguimento das obras

A mudança para construção e implantação do tabuleiro de novo elevado é temporária, com duração de cerca de 150 dias

Notícia Principal - 02/12/2019, 13:48:22 - Repórter: - Foto: Divulgação

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) informa que a partir da próxima segunda-feira (2), será implantado na Via Expressa o escoramento para as obras de duplicação do Viaduto II do Complexo Viário do Beatriz. Dessa forma, a altura máxima permitida para o local será de 4,40 metros, conforme estabelece a Resolução 210/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A mudança é temporária, com duração de cerca de 150 dias.

A medida não restringe a circulação sob o elevado. Apenas redireciona os veículos que necessitam de Autorização Especial de Tráfego (AET), pois estes possuem altura máxima maior que a estabelecida pelo CTB. A AET deve ser requisitada ao órgão responsável pela via. Em Contagem, os condutores precisam solicitar o documento junto a Diretoria de Trânsito da Transcon.

Para orientar os condutores, o perímetro das intervenções está sinalizado com faixas e placas indicativas nos dois sentidos da Via Expressa e Avenida João César de Oliveira.

Complexo Viário

A reestruturação do Complexo Viário do Beatriz é uma demanda antiga da população contagense que está se tornando realidade. Com a conclusão das obras, prevista para o primeiro semestre de 2020, o gargalo característico do trecho nos horários de pico será eliminado. A ampliação dos elevados sobre a Via Expressa e linha férrea resultará em maior fluidez no trânsito.

Componente do Corredor Norte-Sul, que vai interligar Nova Contagem à Cidade Industrial, as intervenções do complexo viário vão mudar a mobilidade da cidade. O número de faixas dos viadutos passará de duas para quatro no sentido Sede/Eldorado e para três no sentido contrário. As faixas centrais, nos dois sentidos, serão de passagem exclusiva para o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).

As vias adjacentes também passarão por aperfeiçoamentos, como a adequação viária da Avenida Carmélia Dutra, que dá acesso ao bairro Beatriz, e o sentido duplo de tráfego da rua José Pedro de Araújo, que liga o bairro Beatriz à avenida João César de Oliveira. Demais melhorias são a redução da inclinação de rampas, evitando quebra dos veículos semi-reboques, e o alargamento das alças para melhorar o raio de giro dos caminhões.

Notícia Principal - 02/12/2019, 13:48:22 - Repórter: - Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação