Prefeitura de Contagem assina acordo de cooperação com organização internacional de sustentabilidade

Meio Ambiente - 21/11/2019, 17:24:00 - Repórter: - Foto: Cássio Matias

Prefeito Alex de Freitas assina acordo de cooperação com o ICLEI

A Prefeitura de Contagem assinou na terça feira (19) um acordo de cooperação com o ICLEI – Local Governments for Sustainability (Governos Locais pela Sustentabilidade), rede global de governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Com a parceria, O ICLEI passa a colaborar com a cidade no sentido de garantir capacitação técnica na elaboração de projetos ambientais e na integração das experiências de outras cidades no tocante a políticas públicas voltadas para o meio ambiente.

Por ser um organismo de peso mundial, a entidade também vai facilitar o acesso de Contagem a financiamentos e linhas de crédito internacionais eventualmente disponíveis para políticas públicas ambientais e de sustentabilidade.

O prefeito Alex de Freitas considerou que a cidade deu um grande passo na integração de políticas ambientais em nível mundial. “Contagem, a partir de agora, e de forma definitiva, fica inserida em um alinhamento mundial para essa questão do clima e do meio ambiente. Vamos ter acesso às políticas públicas já experimentadas em outros países, e a todo debate dos organismos internacionais, para estudo e aplicação dessas experiências no dia a dia da nossa cidade. Essa parceria é fundamental para o futuro da nossa cidade, para o que a gente acredita em termos de gestão pública, no desenvolvimento sustentável voltado para o benefício da sociedade e o ser humano. É um passo importante e estamos todos muito felizes com o andamento desse processo”, salientou.

Participaram do evento, além do prefeito Alex de Freitas, o secretário de Meio Ambiente Professor Wagner Donato, o assessor de Assuntos Institucionais e Internacionais Igor Tameirão, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sant Clair Terres, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão Marilena Chaves, o secretário de Governo Paulo Funghi, o secretário Municipal de Parcelamento, Orçamento e Modernização Cláudio Paiva, o subsecretário de Meio Ambiente José Roberto Garbazza e a técnica da Semad Walkyria de Pádua, responsável pela condução das negociações com o ICLEI.

Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, celebrou o ingresso de Contagem na cooperação com o órgão e prevê que a adesão deve incentivar outras cidades mineiras. “O prefeito Alex de Freitas assinou um compromisso com a agenda do clima, o que significa que Contagem vai olhar para um modelo de transporte mais sustentável, para uma agenda de conservação das suas áreas verdes, para a perspectiva de prevenção de desastres naturais, notadamente as questões das enchentes e das secas, para a gestão de resíduos sólidos. Toda uma agenda global, ligada ao Acordo do Clima de Paris, mas que tem repercussões territoriais muito fortes. É um avanço muito importante na implantação de políticas públicas que reduzam a emissão de gases de efeito estufa”, afirmou.

A partir de agora, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a cidade vai medir as ações que já são feitas, à luz das emissões dos gases de efeito estufa, procurando reduzir os efeitos das mudanças climáticas a partir de políticas de baixo carbono, como explica o secretário de Meio Ambiente Professor Wagner Donato. “Desde o início do governo Alex de Freitas, a gente já vinha buscando ampliar a parceria do nosso município com o ICLEI, no sentido de fazer um trabalho integrado com outros municípios, compartilhando as experiências bem sucedidas em outros locais. Não podemos desprezar a capacidade técnica e a grande inserção que o ICLEI tem em nível global. Os desafios são muitos, principalmente no que diz respeito ao aquecimento do clima, e Contagem passa a ter uma ação concreta para diminuir a emissão dos gases que causam esse efeito”, disse.

“É um reforço importante para o que a nossa competente equipe da Secretaria de Meio Ambiente, de forma harmônica com os outros setores da prefeitura, vem implementando com mudanças marcantes no tocante à questão do meio ambiente em Contagem. Temos, por meio da Semad, um olhar muito atento para a evolução das nossas políticas ambientais, para o aperfeiçoamento da nossa legislação tanto no Plano Diretor, quanto na lei de Uso e Ocupação do Solo, e uma sintonia melhor com outros órgãos de controle externo da União”, avaliou o prefeito Alex de Freitas.

O trabalho de cooperação técnica consiste na metodologia e a expertise do ICLEI e o exemplo de outros municípios que já avançaram com a agenda ambiental. Contagem, por sua vez, vai colaborar com os municípios integrados, ajudando a implementar uma agenda de desenvolvimento urbano conectada com os objetivos de desenvolvimento sustentável e alinhada com o Acordo do Clima de Paris.

O ICLEI vai dar apoio técnico em todo o desenho dessa agenda ambiental, com diagnósticos, e apoiar o plano de ação climática do município de forma a orientar o movimento urbano dentro da modelagem contemporânea de baixo carbono, colocando Contagem na vanguarda e na cena internacional de desenvolvimento sustentável.

Meio Ambiente - 21/11/2019, 17:24:00 - Repórter: - Foto: Cássio Matias