Guarda Civil de Contagem abre as portas para alunos do “Projeto Guard’

Foco é a conscientização de crianças e adolescentes contra o uso de entorpecentes, prevenção da violência escolar e do bullying

Defesa Social - 14/11/2019, 11:09:01 - Repórter: - Foto: Divulgação

"Projeto Guard" é ofertado a escolas da rede municipal de ensino de Contagem pela Guarda Civil

Alunos da rede pública participantes do projeto “Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (GUARD)” da Guarda Civil de Contagem, que atua para conscientizar crianças e adolescentes contra o uso de entorpecentes, prevenção da violência escolar e bullying, puderam conhecer as instalações do Centro Integrado de Defesa Social. A atividade faz parte da programação desenvolvida pelo projeto.

Nos dias 6 e 7, os alunos da Escola Municipal José Ovídio Guerra foram recebidos no local. No dia 12, foi a vez das turmas da Escola Municipal Professor Geraldo Basílio. Na ocasião, os alunos percorreram as dependências do local. Houve ainda palestras, teatros, dinâmicas e também momentos de lazer e descontração com banhos de piscina e lanches servidos aos alunos.

O projeto teve início em agosto deste ano. O curso é distribuído ao longo de dez dias e aborda temas como as influências culturais e modernas da sociedade na escola; o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estudo de drogas lícitas e ilícitas; bullying e cyberbullying nas escolas; primeiros socorros; valorização da família e da autoestima e visita às instalações do Comando da Guarda Civil de Contagem. Ao cabo do programa, é feita a formatura com entrega de diplomas.

Conforme o comandante da Guarda Civil, Levi Sampaio, a guarda promove a paz e o convívio harmônico na comunidade escolar. “Este trabalho junto aos estudantes tem aliado dois direitos fundamentais para as pessoas viverem em sociedade: a segurança e a educação”, disse ele.

O supervisor da Gerência de Proteção Escolar, Arlindo Júnior Almeida, disse que o Guard é um dos maiores projetos de prevenção ao uso abusivo de drogas, pois une a família no contexto de maior diversidade social que é a escola. “É uma honra poder participar desse projeto” disse Arlindo.

Antes de iniciar o GUARD com uma escola, os guardas civis do projeto se reúnem com as famílias dos alunos, ocasião em que são levantadas as informações sobre a escola, os desafios e conflitos da comunidade local.
No mês de novembro, a formatura dos estudantes do “Projeto Guard” será realizada na Escola José Ovídio Guerra (dia 23), e na Escola Professor Geraldo Basílio (dia 30).

Defesa Social - 14/11/2019, 11:09:01 - Repórter: - Foto: Divulgação

Projeto “Guard” recebe estudantes no Centro Integrado de Defesa Social