Prêmio Zumbi dos Palmares homenageia pessoas e entidades na Câmara Municipal

Premiação tem objetivo homenagear pessoas, entidades e seguimentos que se destacaram por suas atuações no enfrentamento ao racismo e engajamento na luta pela igualdade de direitos no município de Contagem.

Direitos Humanos - 13/11/2019, 15:20:11 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Troféu Zumbi dos Palmares homenageou pessoas e entidades cujas ações contribuem para o enfrentamento do racismo

Para marcar a relevância histórica do líder negro Zumbi dos Palmares, ícone da luta pela liberdade dos negros no país, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, promoveu na última quinta-feira (7), na Câmara Municipal, a realização do “Prêmio Zumbi dos Palmares”, que está na sua 5ª edição. O evento tem como o objetivo homenagear pessoas, entidades e seguimentos que se destacaram por suas atuações no enfrentamento ao racismo e à discriminação racial contra a população negra e no tocante à luta pela igualdade de direitos no município de Contagem.

A “Homenagem Zumbi dos Palmares 2019″ consiste na entrega de troféus e diplomas de reconhecimento assinados pelo prefeito de Contagem, Alex de Freitas, e pelo secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino.

“É importante para o município reconhecer o trabalho dessas pessoas e dessas instituições que lutam contra o racismo, que é um mal que, infelizmente, ainda atinge a humanidade. A cidade de Contagem tem por obrigação e determinação do prefeito Alex de Freitas promover todos os esforços para combater esse mal. Parabenizo a todos que receberam esse prêmio, e quero dizer que vocês representam bem nessa causa”, disse Marcelo Lino.

Por sua vez, o superintendente de Promoção da Igualdade Racial, Jorge Antônio dos Santos, compartilhou seu sentimento sobre a importância do prêmio. “É um momento que através da reflexão do que foi a vida do negro no passado, e do que foi Zumbi dos Palmares, um grande guerreiro, líder negro que lutou pelo seu povo e morreu pelo seu povo, podemos premiar pessoas que representam esse Zumbi, e que diante da sua condição e atuação no município, é também um Zumbi. Esses homenageados são pessoas e instituições que lutam pela promoção da igualdade racial, pela saúde da população negra e que desenvolvem ações, não só da pessoa negra, mas em prol daqueles que são menosprezados”, afirma Jorge.

Ainda de acordo com Santos, o negro tem direitos e deveres como todos têm e a inserção na sociedade não deve ser vista como um privilégio a ser concedido a ele. “Nossa maior prioridade é fazer com que a sociedade e os órgãos públicos vejam o negro como um ser humano comum, dentro da sua posição social. E essa prioridade não tem que ser somente nesse mês, mas sim nos 365 dias do ano. As questões do povo negro têm que ser relevantes durante todo o ano com apoio, reconhecimento e visibilidade. Essa é nossa luta, essa é nossa história. E continuamos nessa luta por um mundo e uma sociedade melhor para a população negra”, finalizou o superintendente.

O presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, João Carlos Pio, considera o prêmio como uma homenagem  para as pessoas e instituições que têm se empenhado nas ações de promoção de igualdade racial. “Nesse sentido, esse prêmio também reforça a necessidade da continuidade dessa luta que o Zumbi dos Palmares enfrentava”, ressalta.

Uma das homenageadas da noite foi Maria Zenó, idealizadora do projeto quando participava da gestão como coordenadora, em 2013. “Pra mim, receber esse prêmio é uma honra muito grande, tendo em vista do que representa o Zumbi na nossa luta que resistiu e persistiu para que o povo preto não morresse. Fiquei extremamente feliz, pois quem é da luta do movimento de negros e negras sabe o que representa a luta do Zumbi dos Palmares, onde damos essa continuidade. Hoje, apesar do racismo estar presente na sociedade como um todo, a força do Zumbi nos moveu a lutar para enfrentar esse racismo”, disse.

Confira a lista dos homenageados de 2019:

Maria Zenó Soares da Silva

José Saboia dos Santos

Daphinne Tamires Nogueira

Alexandre Geraldo Gomes

Vanderleia Reis de Assis

Erisvaldo Pereira dos Santos

Neuza Maria de Jesus Salles

Jordejaro Gonçalves Maciel – Mestre Canguru

Norma Cotta de Oliveira

Anderson Flávio Ferreira do Nascimento/ Professor Sapão

Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso – AMONP

Direitos Humanos - 13/11/2019, 15:20:11 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima
Tags:

Entrega do premio “Zumbi dos Palmares”

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação