Marketing Digital é tema de palestra na Prefeitura de Contagem

Digital planner, Magno Martins, falou sobre o quanto a reputação online influencia na confiança das pessoas

Desenvolvimento Econômico - 08/11/2019, 16:06:29 - Repórter: - Foto: Passarinho

Foto: Ricardo Lima

Quando você avalia um estabelecimento ou produto, tem noção da reputação e em como sua opinião pode influenciar outras pessoas? De acordo com dados da agência LABCOM,  sete em cada dez consumidores dizem confiar em avaliações online e recomendações pessoais. Cinco em cada dez consumidores dizem preferir contratar empresas locais que possuam avaliações positivas. A avaliação é um importante “ braço” do marketing digital, uma ferramenta  que visa atrair novos negócios, criar relacionamento e promover a marca por meios digitais, divulgar e comercializar produtos. Pensando em trazer ao público temas atuais e relevantes, na última terça-feira (5), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa Empreender, promoveu uma apresentação sobre o tema “Marketing Digital e Marketing de Influência: posicione seu negócio com assertividade nos meios digitais”, com o digital planner, Magno Martins, no auditório da Prefeitura de Contagem.

A palestra abordou os seguintes assuntos:  o marketing digital para o seu negócio, mídias sociais para seus produtos e serviços, planejamento para ir além dos resultados, marketing de influência, a diferença entre influenciador digital e creator e como selecionar influencers de acordo com o seu negócio.

Magno Martins falou sobre o quanto a reputação online influencia na confiança das pessoas. “Uma das vertentes do marketing digital é compreender que as experiências dos clientes com produtos e serviços, seja no off-line, pode ajudar bastante qualquer negócio nos meios digitais. Uma boa reputação, que vem de boas avaliações de pessoas que realmente tiveram uma boa experiência com marcas, ajuda no momento de decisão de outras pessoas na hora da compra e/ou contratação. É como se fosse o famoso boca a boca, porém no universo digital. É muito comum confiarmos nas avaliações de outras pessoas nos meios digitais e acaba que esses canais digitais já oferecem esses recursos como avaliações, recomendações e até mesmo via comentários. Então, é de extrema importância que o empresário tenha em mente que precisa se relacionar bem com clientes, prospects e personas nos meios digitais, tornando-se um reflexo do que precisa acontecer no dia a dia de seu negócio”, ressaltou.

Foto: Ricardo Lima

O digital planner também abordou a quebra do paradigma de que marketing digital é destinado para vendas online e pontuou que é preciso compreender alguns passos que devem ser realizados antes dessas conversões de vendas. Magno mencionou que primeiramente o marketing digital traz ao empresário uma oportunidade muito rica em consolidar sua marca em seu segmento de mercado. Esse posicionamento estratégico é de suma importância para que sua marca se torne reconhecida, seja localmente ou por todas as regiões que a marca deseja atuar. Então é preciso criar conteúdo de valor, com foco em trazer para seus clientes, prospects e personas boas experiências nos meios digitais. Em segundo, a marca pode engajar com seus clientes, personas e prospects, que vai além de criar conteúdos de vendas. É preciso interagir pelos comentários, pelas mensagens recebidas de pessoas. Isso é muito importante para que as pessoas se identifiquem com seus conceitos, produtos e serviços e que estão ali sendo ouvidas e atendidas.  Em terceiro lugar, mesmo que existam tantas mídias sociais no universo digital, é necessário que qualquer negócio tenha o seu próprio espaço, sendo um site ou um blog, com foco em desenvolver conteúdos mais abrangentes, sempre pensando nos clientes que vão consumir os mesmos. Até porque todos sabem que, na internet, tudo muda muito rápido todos os dias, então não pode mesmo depender de mídias sociais consolidadas como os únicos meios de contato entre empresas e clientes.

Depois desses passos é que as conversões de vendas acontecem. É preciso ter toda uma consciência de que os meios digitais levam certo tempo para consolidar marcas, produtos e serviços, além do mais não podem ser o único viés de marketing de um negócio. É preciso investir em ações de marketing tradicional, como impressos, para que a empresa também atinja outros públicos fora do digital. O digital e o tradicional se completam.“Foi uma excelente oportunidade de conhecer tantos empresários e profissionais independentes que visualizam no marketing digital boas oportunidades de expandir seus negócios. Foram mais de 2h de um bate papo excelente, onde alguns contaram suas experiências e vivências nos meios digitais. Os feedbacks foram incríveis e quero, cada dia mais, contribuir aqui em Contagem com meus conhecimentos”, finalizou Magno Martins.

A relações públicas e servidora municipal, Danielle Cury, ressaltou ter sido surpreendida com a qualidade da palestra. “O palestrante tem muito conteúdo e soube passar seus conhecimentos com muita leveza. Ele deixou o público muito interessado durante todo o tempo. Sou pós-graduanda no curso comunicação e marketing em mídias digitais e a palestra vai contribuir e agregar conhecimento, além de facilitar a prática em meu trabalho de social mídia”, disse.

O Programa Empreender promove uma série de apresentações gratuitas ao longo do ano. Clique Aqui e faça sua inscrição para as próximas atividades.

Desenvolvimento Econômico - 08/11/2019, 16:06:29 - Repórter: - Foto: Passarinho

Palestra – Marketing Digital