Conselho Municipal do Idoso de Contagem promove segunda edição do “Comic em Diálogo”

Direitos Humanos - 08/11/2019, 09:19:04 - Repórter: - Foto: Raquel Lopes

A segunda edição do “Comic em Diálogo”, com tema  ‘Aprendendo a Captar Recursos’, foi novamente elogiada por aqueles que estiveram presentes na quinta-feira (7). A ação é uma realização do Conselho Municipal do Idoso de Contagem (COMIC), em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Os encontros são promovidos junto às organizações da sociedade civil, conselheiros de direitos governamentais e não governamentais e convidados. Nessa edição, a capacitação foi ministrada pela diretora executiva do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), Aline Seoane, e a diretora presidente, Marcela Giovanna .

Temas como planejamento estratégico; organização e gestão de projetos; o que é um projeto social; qual a essência e a importância do seu projeto para a sociedade; e captação de recursos, recursos próprios, recursos do poder público, emendas parlamentares, leis de incentivo fiscal e orientações para captação foram discutidos no evento.

O evento teve a participação de 16 representantes da sociedade civil. Também estavam presentes, o presidente do conselho, Marcos Wellerson, o vice-presidente Joaquim Gomes, a técnica Míriam Simões, a advogada do Comic, Ana Lúcia, o administrativo do Comic, Daniel Gomes, e a representante da Superintendência da Pessoa Idosa, Kelly Regina.

Para Marcos Wellerson, o “Comic em Diálogos” está sendo um grande avanço para as instituições e também para o conselho. “Ao invés de mostrarmos o caminho, estamos caminhando juntos. Qualificar as instituições é primar pela efetividade de um trabalho árduo e sério. Já estamos sentindo mudanças positivas e salutares nos projetos que estão sendo apresentados, e agora com ferramentas que possam ajudar a captar”, afirmou.

A conselheira da sociedade civil, representante da instituição NIC e primeira secretária do conselho, Deniza Pereira, acredita que a capacitação para captação de recursos é uma ferramenta fundamental para que as instituições aprendam novas formas de trabalho. Segundo ela, “a cada capacitação ofertada pelo Comic, as instituições conseguem avançar mais na execução dos projetos. Gostaria que esses encontros fossem contínuos, pois oportuniza as entidades a aprenderem novas formas de captar”, disse.

Outra conselheira da sociedade civil presente ao encontro foi Elizabeth de Souza, representante da instituição Lar Maria de Nazaré Fonte de Vida. “Agradeço imensamente ao Comic pela iniciativa de oferecer a capacitação ‘Aprendendo a Captar Recursos’. O curso ministrado por Aline  e Marcela foi muito esclarecedor, ofertando aos participantes condições para realizar as captações necessárias para a realização de seus projetos”, destacou, parabenizando a organizado do evento.

Direitos Humanos - 08/11/2019, 09:19:04 - Repórter: - Foto: Raquel Lopes