Centro Especializado em Reabilitação comemora um ano em Contagem

Saúde - 08/11/2019, 17:47:42 - Foto: Adelcio R Barbosa

Elizângela Marques, é mãe (no sentindo mais verdadeiro da palavra) do um pequeno Riquelme Marques, 10 anos, usuário do Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira (CER IV). Ela emocionou a todos com seu discurso durante o aniversário de um ano do centro, nesta sexta-feira (8).  Elizângela destacou a luta diária de uma mãe de criança com deficiência. “Nós tiramos forças todos os dias,  pois, maridos e amigos somem, não nos convidam para festa dos seus filhos, mas nós continuamos firmes, cuidando de nossos filhos. Não tenho nem palavras pra agradecer o quanto o CER IV é importante para meu filho e para mim”, destacou.

Usuários, familiares e servidores se reuniram para celebrar o primeiro aniversário do CER IV.  O evento contou com a Banda da Guarda Civil de Contagem, além do Coral de Vozes da APAE. Representando o prefeito Alex de Freitas, o secretário municipal de Saúde, Cléber de Faria Silva, destacou a importância do CER IV. “Depois de um ano, podemos voltar aqui pra comemorar e, mais do que isso, podemos olhar nos olhos dos usuários e dizer que conseguimos: o CER IV cumpre seu papel, garantindo assistência e atenção à saúde das pessoas com deficiência”.

Atendimentos do CER IV

Mais 30 mil atendimentos (entre consultas e marcação), que beneficiaram mais de dois mil usuários. Além disso, foram entregues 1.458 aparelhos auditivos, 12.597 bolsas de ostomias, 52 cadeiras de rodas motorizada, 60 cadeiras de rodas padrão, 20 órteses e 23 próteses e 45 cadeiras de banho.

Todos esses números são apenas alguns do primeiro ano de atendimento do CER IV. “Pessoas boas se juntaram para propiciar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, que também esteve presente ao evento.

Por que CER IV?

O Centro Especializado em Reabilitação é incluído na categoria IV, por atender quatro tipos de deficiência: física, visual, intelectual e auditiva. Em Contagem, o grande diferencial em relação aos outros centros de reabilitação do estado é a oficina ortopédica construída para confecção de órteses e próteses dos usuários assistidos.

O CER IV é gerido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Contagem e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belo Horizonte. “É a sensação de dever cumprido, fazer diferente para fazer a diferença”, destacou a presidente da APAE-BH, Judith Maria Magalhães

Além de Contagem, somente Diamantina e Três Corações possuem uma unidade do Centro Especializado de Reabilitação, sendo que o CER IV implantado em Contagem é o mais completo do estado.

O CER IV está localizado na avenida José dos Santos Diniz, nº 880/800, bairro Europa, regional Sede. 

 

Texto: estagiária Lorena Campos sob supervisão de Lucas Santos

Saúde - 08/11/2019, 17:47:42 - Foto: Adelcio R Barbosa

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação