Tuberculose é tema de capacitação para colaboradores do CHC e UPAs

As orientações foram repassadas pelo médico infectologista do Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz, João Gentilini Faciane de Castro

Saúde - 07/11/2019, 15:54:01 - Foto: Bruna Alves

Na manhã de quarta-feira (06/11), profissionais da Assistência à Saúde lotados no Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município participaram de uma capacitação sobre tuberculose. A doença que é uma infecção pulmonar provocada por bactéria afeta mais de 67 mil brasileiros por ano.

A palestra transcorreu sobre o novo protocolo de diagnóstico e tratamento da tuberculose, aspectos clínicos da epidemia e medidas de proteção. As orientações foram repassadas pelo médico infectologista do Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz, João Gentilini Faciane de Castro.

Segundo o especialista, a tuberculose é uma doença que mata. E, de acordo com os relatórios de saúde, trata-se de uma doença típica de países em desenvolvimento e comum entre a população adulta jovem. “Para o colaborador da saúde é importante sempre usar os equipamentos de proteção, saber lidar com o manejo do paciente e estar atualizado quanto aos protocolos do Ministério da Saúde para que ele esteja protegido e a doença não contamine mais pessoas,” destacou o médico João Gentilini.

A capacitação faz parte da programação do Núcleo de Educação Permanente que atua  atualização contínua dos profissionais da saúde buscando qualidade na assistência prestada à população.

Saúde - 07/11/2019, 15:54:01 - Foto: Bruna Alves

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação