Segunda edição do Vila aberta traz alegria para moradores da Vila São Paulo

O objetivo do Projeto é oferecer atrações culturais e serviços de modo geral, desenvolvendo um sentimento de pertencimento na comunidade e promovendo a convivência social

Educação - 31/10/2019, 16:34:17 - Repórter: - Foto: Geraldo Tadeu

No último sábado (26) aconteceu,  na Vila São Paulo, regional Industrial, a 2ª edição do “Projeto Vila Aberta”, realizado pela Associação Ser Parte em parceria com o Comitê de Instituições do Entorno e a Escola Municipal Virgílio de Melo Franco. Neste ano, o tema escolhido foi “Consciência Ambiental”, com o objetivo de intensificar e expandir o senso de coletividade e responsabilidade social e ambiental dentro da comunidade.

“Esse projeto nos presenteia com arte, dança, música e teatro. Não é todo mundo que tem a possibilidade de ir buscar isso fora. Então, por meio do projeto podemos oferecer isso a nossa comunidade, eu fico feliz de fazer parte e ajudar a levar isso para mais pessoas”, afirmou a estudante Kemily Emanuele, que participa do grupo de dança presente na abertura do Vila Aberta.

Auxiliadora Divino é avó do pequeno Davi Augusto da Silva Divino, estudante da escola e participante do Projeto Ser Parte. Para ela, a inclusão da família através do Vila aberta é importante para a convivência e a integração da comunidade. “Esse projeto permite que a gente tenha proximidade com a escola e com a associação. A gente pode ver de perto o que nossas crianças estão desenvolvendo e até contribuir para que cresçam cada vez mais”, opinou.

Já para o pequeno Davi, o projeto possibilitou que ele desenvolvesse habilidade em uma das atividades que ele tanto ama: a música. Ele faz parte do grupo de precursão que se apresentou na escola durante o Vila Aberta. Davi era só alegria. “É muito legal poder apresentar para todo mundo o que nós aprendemos no projeto. A gente se sente importante com a presença de tantas pessoas que vêm para nos assistir e ouvir”, afirmou o estudante.

A vice-diretora da escola, Maria Celeste Pessoa, explicou que a parceria com o Ser Parte é longa e traz bons frutos, não só para os estudantes participantes, mas também para a comunidade do entorno. “Nós criamos uma parceria com a Associação Ser Parte há onze anos e há dois desenvolvemos o Vila Aberta, para que a comunidade também faça parte da escola e possam ver o que estamos trabalhando com nossos alunos durante o ano”. Esse ano, junto com o Vila Aberta também ocorreu a tradicional Festa da Família.

Apesar de ser um momento voltado ao lazer e à descontração, o Vila Aberta também tem importância social para a comunidade da Vila São Paulo. “A ideia é trazer atrações culturais e prestação de serviço, desenvolvendo um sentimento de pertencimento, além de promover a convivência social, reiterando que cada um tem que cuidar do seu espaço.”, afirmou a presidente da Associação Ser Parte, Ana Rita. Para a coordenadora pedagógica do Ser Parte, Leandra Rezende, “quando o projeto se junta à escola, ele fortalece essa rede para discutir esse espaço social, esse território e, principalmente, confere valor a ele”.

Quem passou pela escola pode participar de várias atividades, como aulas de maquiagem, aulas de teatro e performances circenses, além de apresentações musicais com a Banda da Guarda Civil de Contagem  e o grupo de precursão dos alunos do Ser Parte. Também aconteceu um campeonato de futsal com os jovens da comunidade. O Busão do Sine esteve presente com diversos serviços de emprego para a população local.

Educação - 31/10/2019, 16:34:17 - Repórter: - Foto: Geraldo Tadeu

Programa Ser Parte Vila Aberta na Vila São Paulo

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação