Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) é lançada oficialmente em Contagem

Esse serviço tem como objetivo atuar na quebra do ciclo da violência, oferecer  atendimento especializado a vitimas e acompanhar condutas do agressor

Direitos Humanos - 09/10/2019, 15:48:11 - Repórter: - Foto: Raquel Lopes

Mais uma batalha contra a violência doméstica é vencida em Contagem. Isso porque na manhã da segunda-feira (7/10), o comandante do 18° Batalhão de Polícia Militar (BPM), Ten. Cel. Maurício, lançou oficialmente a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD). A comandante da Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica, major Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues, ministrou uma palestra sobre os serviços de prevenção desenvolvidos em Belo Horizonte. Na ocasião, também foram apresentados os dois militares que farão esse trabalho, em Contagem: o soldado Corrêa Junior e a Cabo Rotchely.

“Estamos aqui para compartilhar um pouco da experiência vivenciada em Belo Horizonte e passar uma ideia de como esse serviço é executado em Minas Gerais”, explicou a major. De acordo com ela, a PM baseia suas atuações em alguns pilares, como a implementação de um serviço especializado para dar um atendimento mais humanizado às vítimas de violência doméstica. “Esse atendimento especializado é efetuado pelas PPVDs que são compostas, necessariamente, por uma policial feminina e um policial masculino. Esse serviço tem como objetivo atuar na quebra do ciclo da violência, oferecer  atendimento especializado a vitimas e acompanhar condutas do agressor”, explica.

Para o Ten. Cel. Maurício, a palestra da major Cleide foi esclarecedora. “A comandante tem feito um trabalho fantástico em Belo horizonte e te sido uma referência para nós. Quanto à equipe que assumirá a Patrulha, posso dizer que são dois militares qualificados, que passaram por treinamento. Contudo, só tenho a agradecer e tenho a certeza que essa patrulha só tem a agregar para a nossa cidade”, disse.

Ambos os policiais têm formação em Psicologia e especialização e experiência pretérita com o tema. A Cb Rotchely agradeceu todos que estiveram no lançamento da patrulha. “É uma oportunidade grande que estamos tendo, é uma forma de ajudar mulheres e romper o ciclo de violência que tem crescido nos últimos anos. Nossa missão será escutamos essas mulheres e orientá-las, deixamos claro que se elas precisarem, podemos ajudar”, afirma Rotchely.

A superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, Gê Nogueira, ficou emocionada com o lançamento. “Sabemos o quanto é importante a presença dessa patrulha em Contagem, tanto no acolhimento das mulheres no nosso trabalho, no Espaço Bem-Me-Quero, da Superintendência e Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, e até mesmo no reforço da vara especializada. Ficamos muito contentes com mais essa vitória e conquista na cidade de Contagem. Agradecemos ao comandante do 18 BPM, Ten. Cel. Maurício, por ter acolhido prontamente nosso pedido feito em 12 de junho 2019. Hoje, vemos a realização e a efetivação da solicitação e inserção de profissionais muito bem capacitados ”, disse.

Direitos Humanos - 09/10/2019, 15:48:11 - Repórter: - Foto: Raquel Lopes

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação