Superintendente de Políticas Públicas para Mulheres participa de workshop na Puc Minas Betim

O evento teve como objetivo promover e fomentar os negócios da região, por meio de palestras e debates de temas atuais e de interesse de empresários e profissionais diversos

Direitos Humanos - 08/10/2019, 11:51:58 - Repórter: - Foto: Divulgação

“É necessário espaços acadêmicos para falarmos sobre violência doméstica e familiar, sobre gênero e desigualdades de oportunidades e sobre mulheres no espaço de poder”. Essas são palavras da superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, Gê Nogueira, na V Mostra PEX  do III Encontro de Empreendedores, que aconteceu na última sexta-feira (4/10), na Puc Betim. O evento teve como objetivo promover e fomentar os negócios da região, por meio de palestras e debates de temas atuais e de interesse de empresários e profissionais diversos.

Temas como educação, tecnologia, inovações em saúde, políticas socioambientais, mineração, mulheres no século XXI e outros foram discutidos em painéis de debates e destacados em estandes e oficinas do evento. Gê Nogueira discorreu sobre “Mulheres no século XXI: protagonismos e preconceitos”. “Estamos em um país culturalmente machista, misógino e preconceituoso. As boas oportunidades, inclusive de emprego com boa remuneração, são dadas primeiro aos homens brancos, depois mulheres brancas, homens negros e, por último, mulheres negras. Neste percurso, as oportunidades vão diminuído quando se olha por meio da lente do preconceito de questões gênero, raça, idade, LGBTI, pessoas com deficiência e idosos”, disse.

Ainda de acordo com a superintendente,  nós estamos em um país cuja Constituição Federal versa sobre: “todos iguais perante a lei”. “Essa é uma verdade formal, mas não real. As políticas públicas que versam sobre promoção de igualdade trilham muitos desafios. É um caminhar, avançar e resistir. O espaço acadêmico é privilegiado e propício para pesquisas, para trabalhar as falas, dar sustentabilidade, fundamentar e criar estratégias. Por isso, precisamos trabalhar olhares humanizados para as questões dos Direitos Humanos. Este é um desafio para todos nós”, afirmou.

Direitos Humanos - 08/10/2019, 11:51:58 - Repórter: - Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação