Campanha é aberta com ações de conscientização voltadas à população

Até o dia 31 de outubro serão realizadas palestras e orientações, com a distribuição de materiais informativos à sociedade. Uma das principais ações será no dia 23 de outubro, quando todas as 77 (UBSs) irão promover o “Dia D – de Cuidado com a Saúde da Mulher”

Saúde - 07/10/2019, 16:28:38 - Repórter: - Foto: Cássio Matias

A abertura da campanha Outubro Rosa, em Contagem, no último sábado (5/10), foi marcada por serviços voltados à saúde da mulher e atividade físicas (aulas de ginástica e ritmos) conduzidas pelos professores do programa Movimenta Contagem. Quem passou pela Praça da Glória, no bairro Eldorado, pôde receber orientações sobre cuidados com a saúde e formas de prevenção ao câncer de mama; colocar o corpo em movimento e, principalmente, compreender o sentido da campanha. 

De acordo com a primeira-dama, Luciana de Freitas – que esteve no evento, a mobilização na praça não deve ser confundida com uma festa. “Essa ação não é para vestir camisa rosa, não é para festejar. É para sensibilizar e lembrar se a saúde está em dia, se já fizemos exames preventivos e se já fomos a uma unidade de saúde este ano”, ressaltou Luciana, que representou o prefeito Alex de Freitas na ocasião. 

Para exemplificar a gravidade da doença e a necessidade de conscientização, a primeira-dama citou alguns dados alarmantes. Segundo ela, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do biênio 2018/2019,  sejam diagnosticados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil. “Somente no nosso país, o câncer de mama atinge cerca de 163 mulheres por dia. Por isso, quero lançar um desafio: quando saírem daqui, quero que liguem para cinco amigas e lembrem-nas de fazer o autoexame. Multipliquem essa informação”, alertou Luciana de Freitas.   

Dia D

O secretário municipal de Saúde, Cleber de Faria Silva, informou que durante todo o mês de outubro haverá ações de conscientização. Até o dia 31 de outubro serão realizadas palestras e orientações, com a distribuição de materiais informativos à sociedade.  Segundo o secretário, uma das principais ações será no dia 23 de outubro, quando todas as 77 Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão promover o “Dia D – de Cuidado com a Saúde da Mulher”. 

As pacientes participarão de rodas de conversa, consultas, coleta de exames de prevenção de colo de útero, vacina HPV, orientações de planejamento familiar, avaliação odontológica, rastreamento para doenças crônicas e solicitação de mamografia de rastreamento para mulheres acima de 50 anos. “Nosso objetivo é incentivar a mulher a prevenir a doença ou a descobri-la de maneira precoce, de modo que aumente as chances de cura. Estamos trabalhando muito para assisti-las da melhor forma possível”, explicou o secretário. 

Também presente ao evento, a sub secretária municipal de Saúde, kenia Silveira Carvalho, lembrou que a campanha, promovida em outubro, é apenas um chamamento, pois os serviços de saúde estão acessíveis à mulher durante todo o ano. “As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para todo tipo de cuidado e atenção, permanecem abertas o ano inteiro, com agendas específicas para a saúde da mulher. É muito importante que não deixemos somente para outubro”, advertiu. 

Idealizadora das ações do Outubro Rosa no município, a enfermeira RT Saúde da Mulher, Carolina Hespanha, ressaltou que a rede está preparada e estruturada para atender a mulher. “É possível fazer exames durante todo o ano, basta que a mulher se dirija a uma UBS para que possa ser avaliada e, se necessário, encaminhada”, informou. 

Em Contagem, conforme recomendações do Ministério da Saúde e do Inca, são ofertadas mamografias de rastreamento para mulheres com idade a partir dos 50 anos, a cada dois anos. Este tipo de exame é realizado, regularmente, em mulheres saudáveis para detectar o câncer precocemente.  O município também realiza a mamografia diagnóstica, porém, esta é tratada dentro do consultório e com cuidados específicos.  

Para a dona de casa, Mariângela Ferreira, 52 anos, a abertura da campanha foi  esclarecedora e agradável, “pois todos estavam juntos em prol de uma causa nobre. Também, recebi orientações sobre os cânceres mais comuns nas mulheres.  Precisamos entender essa atividade com um alerta. Nosso corpo mostra quando não está bem, precisamos identificar e procurar ajuda médica, além de fazermos atividades físicas e evitar o cigarro. Foi um evento de amor à vida”, resumiu.

PROCEDIMENTO DE HISTEROSCOPIA

Outra conquista para as mulheres é o novo serviço que o município passa o ofertar. A partir de agora as pacientes de Contagem contam o procedimento de histeroscopia. O município conta com o equipamento que diagnostica e trata os problemas no útero. Algo inédito em Contagem. Com isso, as mulheres não precisam se deslocar até a capital para fazer o procedimento. A média é atender 50 pacientes por mês. O procedimento é ofertado no Complexo Hospitalar de Contagem.

O OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é um Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A celebração foi criada no início da década de 90, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Saúde - 07/10/2019, 16:28:38 - Repórter: - Foto: Cássio Matias

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação