Superintendência promove palestra em comemoração ao Dia do Idoso e à abertura do Outubro Rosa

Além da palestra, Gê Nogueira também realizou uma roda de conversa, na qual os idosos tiraram suas dúvida

Direitos Humanos - 04/10/2019, 10:26:14 - Repórter: - Foto: Divulgação

Cuidados e exames preventivos dos cânceres que mais acometem os idosos, cuidados com a autoestima e direito da pessoa idosa foram os temas, entre outros, tratados em uma palestra promovida pela Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres, na Unidade de Saúde Novo (UBS) Eldorado/Santa Cruz, na última terça-feira (1/10). O evento foi realizado em comemoração ao Dia Internacional do Idoso (1º de Outubro) e à campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Para a superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, Gê Nogueira, a melhor forma de combater a violência e resguardar o direito do cidadão é por meio da educação.“Devemos estar sempre ensinando que direito é para ser respeitado, tanto para  mulheres, crianças, homens e idosos quanto para animais e bens patrimoniais. Precisamos falar sobre respeito e empatia. Falar sobre o espaço de convivência de cada um, família, lembranças que carregamos e o caminho que estamos trilhando. Trabalhamos diariamente para mostrar à sociedade sobre seus direitos e para falar sobre a prevenção à violência”, reiterou Gê.

A palestra contou com a presença ilustre de alguns convidados. Gê Nogueira, como convidada especial, falou com maestria sobre cuidados nessa fase, sobre a importância do comparecimento à UBS para acompanhamento da equipe e realização de exames de prevenção, entre outros assuntos. “Dava pra ver nos rostos a alegria e a satisfação em serem percebidos e vistos com um novo olhar, principalmente, porque foi o primeiro ano que comemoramos este dia, direcionado quase 100% a este público. A Humanização na assistência é uma meta que estamos sempre dispostos a atingir, essa é a nossa missão,” disse a gerente da UBS Novo Eldorado/Santa Cruz, Ana Moreira.

Além da palestra, Gê Nogueira também realizou uma roda de conversa, na qual os idosos tiraram suas dúvidas. O Terapeuta Luiz Otávio também realizou uma dinâmica com todos, em que cantaram, dançaram e fizeram atividades de alongamento e relaxamento. Dona Elza, usuária da unidade, ficou maravilhada com o evento. “Que mulher linda, inteligente e carinhosa conosco. Adoramos a palestra”, registrou a idosa ao procurar a gerência da UBS para dar sua opinião  e solicitar que o evento se repita, se possível, todos os meses.

Direitos Humanos - 04/10/2019, 10:26:14 - Repórter: - Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação