Professoras da Rede Municipal concluem módulo iniciante do Curso de Libras

Medida visa qualificar o atendimento das professoras do Atendimento Educacional Especializado aos estudantes surdos das escolas municipais

Educação - 04/10/2019, 10:38:06 - Repórter: - Foto: Divulgação

As 25 professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino receberam, na última sexta-feira (27/9), o certificado de conclusão do curso livre de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Modalidade 1: Iniciantes. A iniciativa foi possível devido a um convênio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) com a Sociedade Cultural e Religiosa de Minas Gerais (SCRMG). O objetivo da formação foi qualificar o atendimento das professoras do AEE aos estudantes surdos das escolas municipais.

Atualmente, estão matriculados na Rede Municipal cerca de 40 estudantes com surdez total e 19 estudantes com perda auditiva progressiva cadastrados no setor de Inclusão. Segundo a superintendente de Projetos Especiais da Seduc, Ludmilla Skrepchuk Soares, essa formação é necessária à medida que facilita a comunicação, interação e integração das professoras com os estudantes surdos e o próprio atendimento escolar. A comunicação é o meio mais importante de convívio social, das relações e das aprendizagens. Queremos prestar o atendimento com qualidade”, disse.

“Existe também uma questão cultural para que a gente possa valorizar a Língua Brasileira de Sinais e fortalecer a comunidade surda por meio da aprendizagem da Libras, para que a pessoa surda possa exercer sua plena cidadania, principalmente em relação a trajetória e vida escolar”, finalizou Ludmilla.

Para o ano que vem, a Seduc pretende oferecer novamente, por meio do convênio com a SCRMG, o curso de Libras, módulo iniciante, para os professores do AEE novatos e o módulo intermediário para as professoras que receberam o certificado do módulo 1 de iniciação.

Educação - 04/10/2019, 10:38:06 - Repórter: - Foto: Divulgação