Festa do Rosário é promovida pela Irmandade Os Ciriacos

Direitos Humanos - 04/10/2019, 13:28:49 - Repórter: - Foto: Divulgação

Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Os Ciriacos, festejou, na última semana, a Festa do Rosário. A comemoração acontece em louvor à padroeira Nossa Senhora do Rosário, ao São Benedito e à Santa Efigênia. A festa começa com a divisão das guardas que cantaram e dançaram  Congo e Moçambique. A Comunidade dos Ciriacos foi fundada em maio de 1954, por Ciriaco Celestino Muniz, e continua mantendo suas tradições, através do Congado, do Candombé e da culinária.

A festa teve o apoio da Superintendência de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. “A  presença das irmandades e dos grupos de Congado é muito forte em Contagem. O município tem a honra e o privilégio de ter várias comunidades tradicionais, além das comunidades de religiões de matriz africana. Uma delas é a Irmandade Os Ciriacos.”, disse o superintendente, Jorge Antônio dos Santos.

Para o capitão pé de coroa da Irmandade Os Ciriados, Evaldo Ricardino, é com grande satisfação que participamos de mais uma celebração. “A Festa do Rosário é um momento que não consigo nem sequer descrever, pois é cerimônia bonita e sincera. Foi um evento marcante e transcorreu em um clima de paz. Tiveram inúmeros momentos de felicidades e vimos isso nos olhos das pessoas. Foi uma das festas mais bonitas que fizemos. Com certeza as outras serão mais bonitas e mais sinceras”, comemorou Evaldo.

Direitos Humanos - 04/10/2019, 13:28:49 - Repórter: - Foto: Divulgação